A Anatel e a Seja Digital anunciaram nesta quinta-feira, 28, o desligamento do sinal analógico de TV nas regiões de sete capitas nas regiões Norte e Centro-Oeste. De acordo com o presidente da agência, Juarez Quadros, a previsão para o desligamento nestas cidades é dia 14 de agosto. No entanto, o switch-off somente ocorrerá após o Gired (Grupo de Implantação da TV Digital) ter a confirmação das pesquisas do Ibope de que o índice de digitalização das residências da região é de, no mínimo, 90%.

Conforme cronograma estabelecido, o desligamento está previsto para ocorrer nas capitais e municípios vizinhos de Boa Vista e Canta em Roraima; Campo Grande e Terrenos, no Mato Grosso do Sul; Cuiabá, Acorizal, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande, no Mato Grosso; Macapá, Mazagão e Santana, no Amapá; Palmas, Barrolândia e Porto Nacional em Tocantins; Porto Velho e Candeias do Jamari, em Rondônia e Rio Branco, Bujari e Senador Guiomard no Acre.

Banda larga

A radiofrequência de 700MHz, usada pela TV analógica, será utilizada para ampliar a oferta do serviço de telefonia e Internet de quarta geração (4G LTE) no Brasil, além de permitir uma maior qualidade do serviço nos ambientes fechados.