O Google adicionará tradução em tempo real tanto por voz quanto por câmera na nova versão de seu aplicativo Tradutor (ou Translate, na versão internacional). Segundo informou a empresa nesta quarta-feira, 14, o app passará a reconhecer qual dos dois idiomas escolhidos (o original e o desejado) ao simples apertar do botão do microfone. Se quiser iniciar uma conversa dessa forma, o programa manterá essa configuração também de forma automática, sem precisar apertar novamente o botão. A ideia, segundo a empresa, é permitir uma comunicação mais fluida utilizando o software.

 Já o recurso de câmera (Word Lens) agora funciona em tempo real: basta focar uma placa ou cardápio em uma língua estrangeira, por exemplo, que o aplicativo mostra a imagem traduzida na tela.  Importante dizer que o recurso estará disponível mesmo sem que o usuário esteja conectado à Internet, uma boa notícia para viajantes que não querem pagar taxas de roaming.

A novidade será disponibilizada nos próximos dias para usuários de Android e iPhone, e o recurso de tradução instantânea com câmera estará disponível nos idiomas inglês, francês, alemão, italiano, português, russo e espanhol, embora o Google afirme que já está trabalhando para expandir a quantidade de línguas suportada. Segundo a empresa, mais de 500 milhões de pessoas usam o Google Tradutor por mês, realizando mais de um bilhão de traduções por dia.