A Samsung anunciou nesta quinta-feira, 14, que começou a produzir chipsets com a segunda geração de 14 nanômetros (nm): o Exynos 8 Octa e o processador Snapdragon 820, da Qualcomm, ambos com tecnologia FinFet.

O acordo pode ajudar a empresa sul-coreana a evitar perda de mercado, uma vez que a Apple pode trocar de fornecedor (atualmente a própria rival, Samsung) e passar a produzir seus processadores para handsets com a Taiwan Semiconductor Manufacturing em 2016. Além disso, o novo processador da Qualcomm substitui o Snapadragon 810, que não teve muita adoção entre as fabricantes.

Segundo analistas consultados pelo Financial Times, a fabricante sul-coreana registrou aproximadamente US$ 10 bilhões de receita com a venda de chips e placas lógicas, sendo um sexto da soma proveniente da Apple. A parceria com a Qualcomm coincide com a possível perda de contrato da Samsung na fabricação dos chips para o iPhone 7, smartphone que deve ser lançado no 2º semestre de 2016.

Com a nova plataforma baseada na tecnologia FinFet, a Samsung promete velocidade 15% maior, além de consumo de energia 15% menor do que a geração anterior de 14 nm. De acordo com a fabricante, os primeiros dispositivos equipados com o Snapdragon 820 deverão estar disponíveis ainda no primeiro semestre. No entanto, ainda não está claro se o próximo smartphone da companhia, o Samsung Galaxy S7, virá com o processador da Qualcomm ou com o Exynos 8 Octa, ou mesmo se haverá versões diferentes para cada chipset.