A Qualcomm apresentou nesta segunda-feira, 2, a primeira ferramenta de deep learning para processadores Qualcomm Snapdragon 820 capaz de suportar modelos de estrutura Caffe e CudaConvNet, o kit de desenvolvimento de software (SDK) Qualcomm Snapdragon Neural Processing Engine. Ele deve permitir que empresas OEMs criem dispositivos com rede neural sem estar conectada com a nuvem.

A tecnologia poderá ser usada em smartphones, tablets, câmeras de segurança, dispositivos automotivos, saúde e segurança, além de drones, e serve para dar uma experiência mais intuitiva e imersiva no uso dos dispositivos. Um dos exemplos de uso do SDK está no controle de câmeras em tempo real de frotas de carros e caminhões de transporte, com um algoritmo para saber se o motorista está com alguma distração enquanto dirige.

Entre as funções do novo Qualcomm Snapdragon Neural Processing Engine destacam-se detecção de cena, reconhecimento de texto, localização de objetos, processamento de linguagem, reconhecimentos de gestos e expressões faciais, além de execução acelerada para redes neurais usando núcleos do Snapdragon 820, uso de núcleos heterogêneos para entregar um consumo reduzido de bateria.

O serviço utiliza a tecnologia Zeroth Machine Intelligence Platform da Qualcomm, previamente utilizada no comando de softwares de inteligência e software de detecção de malwares para aparelhos com o chipset Snapdragon. A companhia informa que a o SDk estará disponível a partir do segundo semestre de 2016.