Os aplicativos da Carteira Digital de Trânsito (CDT) e do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) passam a disponibilizar ainda em janeiro informações sobre recalls realizados pelas montadoras. A novidade chega depois que os Ministérios da Justiça e da Infraestrutura assinaram, no dia 1° de julho, a Portaria Conjunta nº 3, que altera o processo de chamamento de recall e inclui a publicação do alerta no documento do veículo. A partir de agora, as montadoras podem usar o sistema “Aviso de Recall”, desenvolvido pelo Serpro, em parceria com o Denatran, para entrar em contato diretamente com os proprietários. Até o momento, os meios de comunicação eramos Correios (carta), e-mail cadastrado no Portal de Serviços do Denatran.

O serviço também vai disponibilizar às montadoras, ao Departamento Nacional de Trânsito e à Secretaria Nacional do Consumidor, relatórios mensais com a relação de notificações enviadas e a confirmação de recebimento por parte do atual proprietário do veículo. A funcionalidade deverá reverter os números baixos de recall. De acordo com dados do Denatran, 43% dos cerca de 10 milhões de recalls registrados no Departamento Nacional de Trânsito, foram realizados. Ou seja, mais de 5 milhões de carros podem estar circulando pelas ruas do País com algum defeito de fabricação.

Para as montadoras

Para usarem a novidade, as montadoras precisam se cadastrar e contratar o serviço. Depois de fazer o credenciamento, o Denatran tem até sete dias corridos para responder a solicitação. Em seguida, após a emissão da autorização, a montadora deve acessar o e-commerce do Serpro, onde é feita a contratação do serviço. Depois, empresa faz a configuração, de modo que sejam feitas as trocas de arquivos com o Renavam. Por fim, a montadora pode cadastrar sua campanha no Aviso de Recall.