Com investimentos anunciados de mais de R$ 15 milhões (sendo R$ 2 milhões somente em ferramentas de mobilidade), o Banco Rural lançou um novo plano que pretende quadruplicar as operações de mobilidade e conectividade da instituição. Com o objetivo de personalizar o atendimento aos clientes e agilizar a governança corporativa, o novo plano incluiu a construção de dois data centers e a compra de notebooks e mini modems 3G para todos os gerentes do banco.

Entre as mudanças anunciadas estão a instalação do software de comunicação integrada Exchange 2010, da Microsoft, em mais de mil equipamentos, entre desktops, notebooks e smartphones (modelo BlackBerry ou Iphone). Isso permitirá aos gerentes do banco acessar e enviar e-mails de qualquer ponto. Em termos de governança corporativa, o novo sistema traz uma série de novas possibilidades, como o arquivamento e a retenção das mensagens nos  dois data centers da instituição, com segurança gerida pelo antivirus da Trend, serviço de segurança para banco de dados da IBM e infra-estrutura de gerenciamento de identidades e acesso da Microsoft.

Atendimento personalizado

Além de maior integração e segurança, o novo plano empresarial tem como objetivo a otimização da relação com os clientes do banco, que passam a contar com a possibilidade de atendimento personalizado. Os gerentes da instituição passam a ter acesso móvel aos sistemas bancários, possibilitando que o atendimento seja realizado no local escolhido pelo cliente. 

A adoção da tecnologia Natural for Ajax permitiu ao banco dar acesso seguro através da web a aplicações que estão no mainframe IBM do Banco Rural. O primeiro destes serviços é o “Ficha Cadastral”. Com este recurso, o cliente faz o seu cadastro no sistema do banco diretamente, sem a necessidade de intervenção do gerente da conta, em qualquer horário. O processo, 100% on-line, permite a interação do cliente novo ou em processo de renovação de dados, por meio de login e senha únicos, com os sistemas corporativos do banco.