Um aplicativo malicioso que simulava ser o AdBlock Plus para Android foi removido da Google Play. O AdBlock Plus bloqueia anúncios durante a navegação na web, e o malware fazia justamente o contrário, enviando mais publicidade aos usuários.

Por meio de uma rede de publicidade móvel baseada no Brasil, o cibercriminoso conseguia receber dinheiro por cada clique e instalação feitos pelos usuários. Segundo o diretor de pesquisa e análise da Kaspersky Lab América Latina, Dmitry Bestuzhev, o aplicativo conseguia acessar mensagens SMS, lista de contatos e registros de arquivos com informações confidenciais do usuário, além de alterar as configurações de Bluetooth e permitir conexões de entrada de outros dispositivos.

A empresa de soluções de segurança recomenda que os usuários sempre verifiquem quem é o desenvolvedor do aplicativo, a data de entrada da ferramenta na Google Play e que leiam os comentários de outras pessoas que já fizeram o download do app. Verificar se o app exige licenças e usar um antivírus também são ações recomendadas.