Escritório da ByteDance em São Paulo. Foto: divulgação

A ByteDance, controladora do TikTok (Android, iOS), confirmou a compra da empresa de jogos móveis C4Games nesta quarta-feira, 14, por meio de sua subsidiária Nuverse. De acordo com o site KrASIA, a aquisição busca dar robustez ao app de vídeos curtos antes de sua oferta pública inicial (IPO), que pode ocorrer em Hong Kong ou nos Estados Unidos.

Outro ponto é que o investimento na C4Games pode ser a entrada de games no TikTok. Isso porque um dos jogos da companhia adquirida é a versão móvel do Comand & Conquer Red Alert, franquia famosa dos PCs que se tornou rentável nos celulares. Com mais de 20 milhões de usuários cadastrados, o jogo gera uma receita diária de 200 milhões de renminbis (US$ 31 milhões, na conversação atual), segundo a empresa.

Desde 2019, a companhia tem aplicativos dentro da versão chinesa do TikTok, o Douyin. Além disso, a ByteDance comprou recentemente outra empresa de jogos móveis, a Moonton.

Contudo, o acordo de exclusividade da C4Games com a Tencent – distribuidora do Red Alert – pode impedir que o game seja adicionado ao aplicativo de vídeos curtos. Ainda assim, a C4Games tem outro produto de destaque em seu portfólio, o Fangzhi Shaonü, que faz sucesso no Japão.

Os valores da transação não foram informados.