Ilustração: La Mandarina Dibujos/Mobile Time

O CEO do TikTok (Android, iOS), Shou Zi Chew, vai depor diante do Comitê de Energia e Comércio dos Estados Unidos, em 23 de março de 2023. O governo norte-americano quer saber sobre as práticas da ByteDance, dona da plataforma, em relação à privacidade dos usuários e segurança de dados, assim como suas ações de proteção aos jovens.

“O TikTok, de propriedade da ByteDance, permitiu conscientemente que o Partido Comunista Chinês [PCC] acessasse dados de usuários americanos”, disse a parlamentar Cathy McMorris Rodgers, presidente republicana do comitê, em comunicado, nesta segunda-feira, 30. “Os americanos merecem saber como essas ações afetam sua privacidade e segurança de dados, bem como quais ações o TikTok está tomando para manter nossos filhos protegidos contra danos online e offline”, adicionou.

Desde 2020, representantes do Congresso americano acusam o TikTok de dar ao PCC acesso aos dados pessoais de cidadãos americanos, além de alegarem que o conteúdo da plataforma é manipulado pelo PCC ou por pessoas influenciadas pelo governo. O Comitê de Investimento Estrangeiro e a plataforma estão em contato há mais de dois anos para chegar em um acordo sobre a segurança nacional norte-americana. Atualmente, o TikTok conta com 100 milhões de usuários nos EUA.

“Não há verdade na afirmação da deputada McMorris Rodgers de que o TikTok disponibilizou dados de usuários dos EUA para o Partido Comunista Chinês. O Partido Comunista Chinês não tem controle direto nem indireto da ByteDance ou TikTok”, afirmou um porta-voz do TikTok à Reuters, confirmando que o CEO vai depor na data prevista.