A Microsoft disponibilizou nesta quarta-feira, 14, atualização over-the-air (OTA) do sistema operacional Asha para os aparelhos Nokia Asha 500 e 501. De acordo com a empresa, a nova versão do software será entregue primeiro nos celulares desbloqueados e, "em seguida", por meio das operadoras. Para ter acesso às novas experiências oferecidas pela plataforma, basta acessar o menu de configurações e, em seguida, selecionar a opção "atualização do telefone".

A atualização vai trazer novidades como o serviço de música over-the-top Nokia MixRadio e recursos de imagem e vídeo da câmera, como guia de voz de enquadramento do rosto para orientar autorretratos, estabilização de vídeo e opção de foto panorâmica. O armazenamento na nuvem OneDrive (antigo SkyDrive) também será incluso, adicionando 3 GB aos 7 GB ofertados caso o usuário configure para salvar arquivos automaticamente no serviço.

O Asha ainda terá mais recursos na tela inicial, a Fastlane, com notificações de redes sociais. A Microsoft incluiu também uma ferramenta de controle parental do uso de Internet, aplicativos e downloads por meio de senha.