Os aplicativos tornaram-se uma fonte de receita muito importante para diversas empresas. Com o uso de smartphones e tablets em crescimento, os apps são uma forma de se aproximar do consumidor e aumentar a visibilidade da marca. Isso está levando algumas agências digitais a se focarem no mundo móvel. É o caso da Ø1 Digital, que começou trabalhando com web e agora é uma produtora e publisher de aplicativos.

Criada em 1996, época da internet discada, a agência oferecia serviços de websites, e-mail marketing, banners, entre outros. Em 2009, a Ø1 Digital começou sua aposta nos aplicativos, quando notou o desenvolvimento desse mercado nos Estados Unidos, principalmente com o sucesso do iPhone e os lançamentos das lojas de aplicativos da Apple e Google, criadas em 2008.

A agência começou a desenvolver apps em áreas como jurídica, autoajuda, entretenimento, mas principalmente no segmento infantil. Foi nessa área que a Ø1 criou um dos seus aplicativos de maior sucesso, o da Galinha Pintadinha. “Conhecíamos a Galinha Pintadinha quando ainda nem existiam os DVDs. Conversei com o Juliano Prado (um dos criadores do desenho animado), e acabamos criando um app bem simples, apenas com o clipe da Galinha, que logo se tornou um dos mais baixados das lojas”, conta Guilherme Coelho, diretor executivo da Ø1 Digital.

O executivo relata que a empresa foi largando os serviços de web aos poucos. Os serviços de web representavam 90% dos negócios em 2009, e o de apps, 10%. No ano passado, os apps já respondiam por 80%, e os outros serviços, 20%. A expectativa é que no fim deste ano os aplicativos representem 100% das atividades da agência.

“Descobrimos a ciência de como ter um bom aplicativo dentro das lojas. Não basta desenvolvê-lo. Quando o app entra no ar, precisa se manter vivo. Um app pode ter muitos downloads, mas não ter adesão. Passamos então a atuar como publisher, ou seja, cuidamos da vida do app dentro das lojas e também damos suporte aos usuários”, complementa Coelho.

A Ø1 Digital conta com 15 funcionários, voltados para a parte de publishing. “O desenvolvimento virou commodity para nós, temos parceria com desenvolvedores pelo Brasil inteiro e até na Índia. Procuramos mesmo as pessoas com cabeça de publisher”, diz Coelho.

Hoje a empresa lida com cerca de 45 aplicativos, sendo 30 em iOS e o restante em Android. Além da Galinha Pintadinha, o portfólio conta com os aplicativos Bebê Mais, Os Pequerruchos, Patati Patatá, Aperitivos Elma Chips, Quaker Receita Saudável, entre outros.