O uso cada vez mais intenso de smartphones e de aplicativos over the top (OTT) de comunicação para a realização de chamadas e troca de mensagens está fazendo com que os brasileiros deixem de consumir minutos de voz e SMS de suas operadoras móveis, trocando-os pela Internet móvel. Isso pode ser constatado de diversas formas, inclusive pelos própria estratégia comercial das operadoras, que focam cada vez mais em planos de dados com franquias crescentes, enquanto voz e SMS viraram commodities.

A tendência se reflete também na homescreen do smartphone nacional. Em um ano e meio, entre novembro de 2017 e abril de 2019, subiu de 6% para 13% a proporção de usuários brasileiros de smartphone que não têm o ícone do app de realização de chamadas em sua tela inicial. No mesmo intervalo de tempo, aumentou de 15% para 25% a proporção daqueles que tiraram da sua homescreen o ícone de SMS. Os dados fazem parte da nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil.

Se por um lado esses números sustentam que a estratégia das teles de priorizar planos de dados está correta, por outro liga o alerta especialmente para o projeto de adoção do RCS (Richmedia Communications Service), plataforma de mensageria multimídia que é tida como a evolução do SMS para as operadoras. Será preciso reconquistar os usuários perdidos.

A pesquisa entrevistou em abril 1.763 brasileiros que possuem smartphones. Em uma das perguntas, os entrevistados listaram até 20 apps que aparecem em sua tela inicial. O relatório completo está disponível para download gratuito aqui.