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Exposição durante o evento Google for Brasil (crédito: Google)

O Google apresentou uma série de novidades no âmbito das Eleições 2022 nesta terça-feira, 14, que envolvem desde a chegada do Duplex ao Brasil – o sistema de ligação telefônica automatizadas com uma inteligência artificial fazendo o speech-to-text –, além de:

– relatório sobre temas com interesses relacionados às Eleições nas buscas do Google;

– site com as principais tendências de buscas relacionadas às Eleições;

– apoio de R$ 1,5 milhão a ONGs que dão suporte à estruturação política de grupos de baixa representatividade;

– parceria com tendências eleitorais em tempo real para o debate presidencial da Rede Bandeirantes no primeiro turno.

Trends

Nos quesitos relatório, site e debate, as iniciativas estão ligadas ao Google Trends. O debate da Band terá informações em tempo real captadas pelo Trends e transmitidas pela TV via Vibra, o braço de tecnologia do grupo midiático. Ou seja, uma espécie de termômetro que mostrará as tendências mais clicadas no Google durante a disputa. Vale lembrar, o debate presidencial da Band abre a rodada de discussões entre os candidatos no primeiro turno desde 1989, a primeira eleição plenamente democrática após o fim da ditadura militar em 1984. Neste ano, o debate deve ocorrer em agosto.

Por sua vez, o relatório batizado de “Eleições na Busca 2022” trará em julho dados de buscas em relação a cinco temas importantes para o brasileiro: economia, educação, segurança, saúde e meio ambiente. Segundo Marco Túlio Pires, head do news lab do Google Brasil, os dados têm como intuito mostrar “tendências e comportamento dos brasileiros nas eleições” e alimentar a imprensa e os candidatos sobre os temas que assolam a nação. Pires, deu como exemplo, o fato de que 2022 foi o período em que o brasileiro mais se interessou por “inflação” nos últimos 15 anos, e que o motor de busca teve um aumento nas inserções sobre “salário mínimo” no começo do ano.

O Google Trends terá um site com tendências sobre a eleição presidencial e dos cinco principais estados (em termos de colégio eleitoral). O site terá as principais perguntas que os usuários fazem sobre os candidatos na busca do Google, assim como trará informações para esclarecer dúvidas e interesses do brasileiro sobre o pleito.

Duplex

A chegada do Duplex no País acontece ainda em período de testes, mas deve começar a ganhar escala no próximo semestre. De acordo com Marco Oliveira, head de parcerias do Google Assistente na América Latina, a solução chega com informações sobre locais de votação nas eleições deste ano. Por meio do Google Assistente, o usuário terá um guia elaborado em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para encontrar sua zona eleitoral no site do judiciário.

Outras soluções que chegam no Brasil com o Duplex é a compra de bilhetes de cinema em parceria com o site Ingressos.com. Vai haver também a atualização de dados de horário de funcionamento de empresas que estão cadastradas no Google. Com mais de 50 mil contatadas em três meses de testes, o Duplex faz em média 200 ligações automatizadas por dia para estabelecimentos como restaurantes, lojas e bares. O número utilizado é o (11) 3878-8565.

No caso do Ingresso.com e da função do TSE, o Duplex funcionará apenas de forma textual, sem voz, para facilitar o acesso a essas plataformas externas. Importante dizer, não há previsão para a chegada da opção que permite ao usuário fazer a ligação automatizada para contatos na busca do Google.

Oliveira explica que não há meta local, mas globalmente o Google quer atualizar dados de 20 milhões de comércios cadastrados via Duplex.

Suporte

O aporte de R$ 1,5 milhão em ONGs foi feito via Google.Org. Entre os escolhidos estão: #VoteLGBT; Instituto Alziras; Instituto Update; Safernet Brasil; Instituto Marielle Franco; e Vita Alere. Os trabalhos dessas instituições buscam oferecer suporte psicológico e capacitação a pessoas de grupos sub-representados que queiram disputar algum cargo nas próximas eleições.