Pouco tempo após o começo da pandemia as quatro grandes operadoras móveis brasileiras se uniram para disponibilizar em conjunto dados para medir o isolamento social da população a partir das informações registradas em suas antenas. O acesso a um painel na web com relatórios diários é oferecido gratuitamente para governos estaduais e prefeituras de cidades com mais de 500 mil habitantes que assinarem um termo de parceria. O índice de isolamento é calculado com base no percentual da base de usuários que permaneceu um dia inteiro conectado à mesma antena celular, ou seja, sem fazer nenhum deslocamento significativo. Agora, o grupo de operadoras traz uma novidade em seu painel: o índice de aglomeração.

Cada cidade é dividida em quadrantes de 4 Km2 e a concentração de pessoas é comparada com a média diária de duas semanas que antecederam a pandemia do novo coronavírus, entre 1 e 14 de março. No painel disponibilizado, um mapa de calor usa cores para indicar onde há maior ou menor concentração de pessoas em comparação à média para o mesmo local antes da pandemia. Naturalmente, é esperado que áreas residenciais apresentem no período diurno maior concentração do que antes da pandemia, enquanto áreas comerciais devem apresentar uma concentração menor atualmente. É possível consultar dados retrospectivos até 15 de maio.

Os dados das quatro operadoras são agregados e tratados pela ABR Telecom sob a coordenação do SindiTelebrasil. Neste momento 17 estados e 22 municípios aderiram à ferramenta. Os estados participantes são Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo. E as prefeituras: Aparecida de Goiânia (GO), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Betim (MG) Campinas (SP), Campos dos Goytacazes (RJ), Feira de Santana (BA), Florianópolis (SC), Jaboatão dos Guararapes (PE), Joinville (SC) Juiz de Fora (MG), Londrina (PR), Macapá (AP), Maceió (AL), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de janeiro (RJ), Salvador (BA), Santo André (SP), Serra (ES), Teresina (PI) e Uberlândia (MG).