O governo do estado de São Paulo revelou um aumento de 11 pontos percentuais no índice de isolamento físico por conta do novo coronavírus. Os dados foram contabilizados no último domingo, 12, de Páscoa, e foram comparados com as informações do começo do monitoramento na quinta-feira, 9.

“Com o esforço que fizemos no final da última semana, do governo e da prefeitura, subimos de 47% para 59% o isolamento social. Uma conquista da população, do cidadão de bem, da ciência e da vida”, disse o governador João Doria (PSDB-SP) durante coletiva de imprensa online nesta segunda-feira, 13, na presença também do prefeito da capital, Bruno Covas (PSDB-SP), e membros da equipe de saúde estadual.

De acordo com os dados do Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo (Simi-SP), feito com apoio de Vivo, TIM, Claro e Oi, os municípios que tiveram isolamento social da população com 60% ou mais foram: São Bernardo do Campo (60%); São José dos Campos (61%); Osasco (62%); Guarulhos (63%); e Mogi das Cruzes (64%).

Importante dizer que, conforme tabela divulgada pelo governo estadual no último domingo, a volumetria do Simi mostrou na sexta-feira, 10, uma adoção de 59% no isolamento social em São Paulo; e no sábado, 11, uma queda de quatro pontos percentuais (55%).

Próximas etapas

“Agora temos o desafio de ultrapassar a barreira de 70% – medida estimada pela OMS para reduzir a possibilidade de mortalidade com a Covid-19″, afirmou o governador paulista. “Se cada um contribuir, ficando em casa, e contribuir pedindo a outros, nós poderemos chegar a 70% e reduzir os óbitos. Quanto maior e melhor for o isolamento, mais rapidamente passaremos para a vida normal”.

De acordo com David Uip, médico infectologista e coordenador do comitê de esforço contra o coronavírus em São Paulo, a expectativa é que o estado “rapidamente” chegará aos 70%, pois é um dado que seguirá subindo. Uip disse ainda que o distanciamento traz “impactos positivos” ao atendimento no sistema de saúde. E José Henrique Germann, secretário de Saúde do estado de São Paulo, acredita que a população respondeu de forma positiva e sensível e que a ação pode colaborar para a volta da normalidade.

O sistema usa dados das redes móveis das operadoras para medir diariamente a aglomeração de pessoas nas cidades com mais de 30 mil habitantes.