workspace reservation; Zoom

Ferramenta simplifica reserva de mesas, baias, sala e assentos em escritório. Foto: divulgação

A plataforma de videoconferências Zoom (Android, iOS) lançará um novo recurso, o Workspace Reservation, que deve ficar disponível no fim do mês de julho. O objetivo é atender a demanda crescente de configurações híbridas de trabalho.

Com a ferramenta, funcionários de uma mesma organização poderão reservar espaços de trabalho no escritório da empresa. Ela também permitirá verificar quem mais deseja utilizar o local e fará recomendações sobre onde se sentar.

A atualização do Zoom considera uma pesquisa realizada pela plataforma, em parceria com a Momentive. Segundo os dados, 55% dos funcionários remotos preferem o modelo híbrido. 53% iriam até a empresa para conhecer novos clientes e 58% para participar de atividade em equipe.

O Workspace Reservation busca simplificar a tendência do hot desking, sistema no qual as mesas de trabalho são compartilhadas. Os colaboradores poderão escolher horário e duração das reservas do espaço, seja de salas, baias, mesas ou assentos.

Por outro lado, os administradores do sistema também poderão analisar os dados coletados, entendendo melhor como as equipes estão usando os espaços.