A Inbot lançará nas próximas semanas uma nova versão da sua plataforma de construção e gerenciamento de chatbots na qual combinará botões, processamento de linguagem natural (PLN) e inteligência artificial generativa,  justamente as características determinantes de cada uma das três gerações de robôs de conversação, em classificação sugerida por Mobile Time em artigo recente.

Uma primeira utilização de IA generativa já está presente na plataforma, através de uma ferramenta batizada como “criatividade aumentada”. Ela consiste na sugestão automática de novas perguntas e respostas para alimentar o motor de processamento de linguagem natural. As sugestões criadas pela IA generativa levam em conta a persona do bot e o conteúdo da empresa. Um curador humano precisa revisar e aprovar cada sugestão.

“Ficou muito mais rápido e fácil criar um bot. Mas a curadoria continua fundamental. Não se pode perder o controle”, explica Wagner Gimenez, CEO da Inbot, em conversa com Mobile Time.

O próximo módulo a ser lançado consistirá em permitir que a IA generativa crie a resposta diretamente para o consumidor, quando o motor de PLN não tiver conseguido reconhecer a intenção. Isso pode ser feito delimitando o conteúdo àquele do universo da empresa. Haverá ainda a opção de permitir que o bot busque a resposta através do ChatGPT.

A solução da Inbot é capaz também de sugerir ao consumidor novas perguntas a serem feitas ao assistente, em uma tentativa de prosseguir a conversa depois da entrega de uma resposta. Essas sugestões aparecem como botões. Trata-se de mais um exemplo de como na solução da Inbot as diferentes tecnologias de chatbots alimentam umas as outras.

Boutique

A Inbot se classifica como uma desenvolvedora boutique de bots, pois trabalha de forma customizada cada projeto. A empresa utiliza inteligência artificial com processamento de linguagem natural há bastante tempo, e vem acompanhando a evolução da IA generativa antes mesmo do estardalhaço causado pelo ChatGPT. 

“A gente pesquisa IA generativa desde que isso nasceu. E entendemos desde cedo que isso seria o nosso futuro”, relembra Gimenez. Sobre o impacto dessa nova tecnologia, o executivo comenta: “Qualquer coisa que transforma a sociedade gera medo. A IA generativa é um divisor de águas de produtividade. E aumenta a criatividade do ser humano em um nível surreal em todas as áreas, não apenas nos chatbots”.

Super Bots Experience

Rodrigo Siqueira, CIO e head de P&D para IA da Inbot, e Wagner Gimenez, CEO da Inbot, farão uma palestra justamente sobre a combinação de botões, PLN e IA generativa no Super Bots Experience. O evento, organizado por Mobile Time, acontecerá nos dias 1 e 2 de agosto, no WTC, em São Paulo. A agenda atualizada e mais informações estão disponíveis em www.botsexperience.com.br