O mercado global de smartphones recuou 1% no segundo trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período do ano passado, marcando a primeira queda em seis trimestres, reporta a Canalys. Os dados se referem a unidades enviadas ao varejo (sell-in).
A Samsung se mantém na liderança, com crescimento de 3% ano contra ano e market share de 19%.
A Apple, na segunda posição, registrou declínio de 2% nas remessas, ficando com 16% de participação de mercado. A empresa norte-americana vê a Xiaomi pelo retrovisor com 15% de market share, tendo ficado estável nos envios.
OPPO (-3%) e TRANSSION (-2%) competem pela quarta posição. Ambas possuem 9% do mercado.
De acordo com a Canalys, responsável pelos dados, a queda se deve à estabilidade do desempenho das fabricantes, um misto de sentimento de moderação por parte do consumidor e aumento de incertezas e da volatilidade do cenário macroeconômico global.
Os analistas da empresa acreditam que a maioria dos fabricantes apresentaram desempenhos estáveis e resilientes e se preparam para um ano estável.
Muitos OEMs tinham expectativas melhores para 2025, mas já estão reduzindo suas metas de produção para evitar excesso de estoque. Somente nos Estados Unidos, as incertezas tarifárias e da administração Trump incentivaram as companhias a manter níveis elevados de estoque – como Apple, Motorola (Lenovo) e Samsung.