O Tecnobank está começando a utilizar inteligência artificial generativa com mais frequência em seu cotidiano. Em conversa recente com Mobile Time, Isaac Ferreira, diretor de produtos da empresa de tecnologia bancária explicou que estão construindo uma solução conversacional para encontrar as inconsistências em contratos de empréstimo.

Feita para os clientes da Tecnobank, como financeiras, pequenos bancos e cooperativas que fornecem crédito, o sistema permite que o gestor entre com os dados do contrato e, com base no histórico e conhecimento, a tecnologia responde sobre as possíveis inconsistências e pode tirar dúvidas com base nas regras do negócio.

De acordo com Ferreira, a solução foi construída pensando em eficiência operacional interna (como redução no atendimento) e em facilidade para ajudar o seu cliente.

Inicialmente, a IA do Tecnobank tem uma versão interna e outra para bancos e financeiras. Sua interface é por site e a infraestrutura usada é da Microsoft Azure.

Tecnobank e o intermédio em contratos de compra de veículos

Com mais de 18 anos de atuação, a techfin atua especificamente no registro eletrônico de contratos de veículos, ao fazer a intermediação entre banco e os 21 Detrans que permitem esse uso, o que reduziu o processo de semanas para segundos.

Neste formato:

  1. O banco se conecta ao portal do Tecnobank por APIs e por modelo de lotes. São mais de 20 tipos de layouts para atender tipos diferentes e específicos de bancos. Um front-end é usado com tecnologia proprietária em dot.net e dot.net core e todas as transações passam por Blockchain;
  2. Na outra ponta do processo está o consumidor na concessionária, adquirindo o veículo. Para viabilizar a compra, a instituição financeira realiza o apontamento do gravame no Sistema Nacional de Gravames (SNG) e, após certificar-se de que o bem está livre de restrições anteriores, efetua o registro. Na sequência, o SNG se comunica com o Detran para incluir a intenção de gravame, assegurando o controle da propriedade do veículo.
  3. A outra parte é o registro de contrato. O banco escolhe a registradora do contrato (Tecnobank); o Detran compara os dados do banco e da registradora e manda para o SNG. Se os dados estiverem certos darão uma transação de sucesso.

“Antigamente esse mercado era um monopólio. Uma única empresa fazia essa atividade. Nós nascemos em 2007. Com a resolução 689 do Contran quebrou o monopólio em 2015. Para entrar nesse mercado, nós miramos LGPD, segurança e compliance no nosso serviço”, explica o diretor de produtos da empresa. “Começamos a trabalhar dentro desses três pontos com eficiência tecnologia, segurança, proteção de dados. Lançamos em julho de 2018 o compliance e contratamos uma consultoria para entrar na LGPD”, completa.

A techfin não participa da emissão do documento. Se o cidadão tiver alguma uma dúvida ele entra em contato com a instituição financeira. O diretor de produtos da Tecnobank explica ainda que, por ser um processo aberto e definido pelo estado, o preço é público, portanto, o diferencial da operação está na velocidade da operação, cujo tempo médio é de 30 minutos.

Com 300 clientes em sua base e capacidade para rodar 1 milhão de contratos por mês, a operação roda, atualmente, a 20% desse total. Mas  Ferreira explica que há um grande potencial de crescimento do mercado e, portanto, já estão estruturados para ele, especialmente ao avaliar a maturidade do setor: o financiamento de veículos representa apenas 30% das vendas de automóveis no Brasil, comparado aos consolidados 85% do mercado americano. “Nós podemos triplicar o mercado. O ano de 2025 fechou em R$ 520 bilhões de financiamento de veículos em carteira no Brasil. Se triplicar, ele passa de R$ 1,5 trilhão”, diz.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

Siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!

As ilustrações das matérias são produzidas por Mobile Time com IA