Reprodução: Site do Detran-SP

O Detran de São Paulo (Detran-SP) aderiu ao atendimento via WhatsApp nesta quinta-feira, 2. Por meio de um chatbot, o cidadão passa a acessar 11 serviços do órgão de trânsito paulista, como: renovação e segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), licenciamento e transferência de propriedade de veículo.

De acordo com Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran-SP, a vantagem do serviço de atendimento via mensageiro é o atendimento 24 horas por dia nos 7 dias da semana, além da facilidade de acesso do motorista em uma plataforma já conhecida.

Como funciona

O usuário pode adicionar o número de telefone (11) 2178-9494 em sua agenda de contatos ou clicar neste link. Em seguida, manda um ‘olá’ para fazer o primeiro contato. O bot então questiona qual serviço o usuário deseja ‘CNH’ ou ‘Veículos’.

Ao clicar em uma das duas opções, o robô mostra um segundo menu. Em seguida, o bot pede para o condutor fazer o login no site do Detran-SP para seguir com o atendimento e ter o acesso à informação desejada.