Hoje em dia é difícil se concentrar em apenas uma atividade, quando temos tantas ferramentas que nos levam à multitarefa. Ao mesmo tempo que a pessoa faz um relatório no PC, atende a uma ligação no telefone, checa os e-mails, ouve música e envia um SMS.

Uma técnica de produtividade, chamada de técnica Pomodoro, promete melhorar a concentração da pessoa, gerenciar melhor o tempo dela e desenvolver seus pontos fracos. Funciona da seguinte maneira: a pessoa ajusta um alarme de 25 minutos e, nesse tempo, trabalha em apenas uma tarefa. Quando o alarme tocar, ela faz uma pausa curta de cinco minutos. Depois de quatro intervalos de 25 minutos, ela faz uma pausa mais longa (15 a 30 minutos). A teoria diz que as pausas frequentes ajudam na concentração e na agilidade do cérebro.

Não sei dizer se a técnica Pomodoro funciona na prática, mas para quem quiser testar, existem diversos aplicativos para usá-la. O Simple Pomodoro Timer, para iOS, é um cronômetro programado para 25 minutos e pausas de cinco e 20 minutos, com um alarme discreto para alertar sobre o final do período e mensagens como “voltar ao trabalho” para incentivar o usuário. Existe também o Pomodroido, para Android.

No entanto, seguir a ferramenta depende da disciplina do usuário, que pode simplesmente trapacear e ignorar o app. É difícil aplicar a técnica em situações em que surgem assuntos mais urgentes no trabalho. O Simple Pomodoro Timer, que foi testado, não passa de um simples cronômetro.