| Publicada originalmente no Teletime | A Huawei divulgou na última sexta-feira, 11, os resultados de seu primeiro semestre de 2023. Os números registrados pela companhia mostram crescimento de receita, em comparação com as quedas apresentadas no mesmo período nos últimos dois anos.

O resultado deve-se principalmente aos ganhos impulsionados por seus negócios no ramo B2C e ainda aos incrementos em unidades de TIC, nuvem e veículos conectados. Ambos foram destacados pela presidente rotativa da Huawei, Sabrina Meng, em comunicado.

No geral, a receita da fornecedora aumentou para CNY 310,9 bilhões (cerca de US$ 43,1 bilhões), 3,1% a mais em relação a 2022, com o crescimento do grupo de consumidores em serviços B2C para CNY 103,5 bilhões, ou alta de 2,2%.

A Huawei não divulgou lucro líquido nem forneceu uma divisão completa da receita por grupo de negócios, como costumava fazer inclusive com a divisão que recebe encomendas das operadoras de telecom.

A volta dos resultados positivos após quedas dos últimos anos

O segmento B2C da chinesa vinha apresentando quedas nos últimos anos, atingido pelas sanções comerciais dos Estados Unidos. As vendas haviam caído de  CNY 255,8 milhões no primeiro semestre de 2020 para um mínimo de CNY 101,3 bilhões no mesmo período de 2022.

Mas o grupo registrou melhorias este ano. Dados da IDC mostram, inclusive, que a Huawei voltou ao ranking dos cinco principais fornecedores de smartphones da China no segundo trimestre, com as remessas crescendo 76,1% ano a ano. Vale notar que a companhia registrou crescimento não somente na China, mas também no exterior.

Segundo a Huawei, o aumento de receita também foi impulsionado por lançamentos de novos produtos e por vendas de sua série P60 e do modelo dobrável Mate X3.

Em comunicado, a presidente Meng também acrescenta que seus negócios de energia digital e nuvem experimentaram forte crescimento e novos componentes para veículos inteligentes “continuam a ganhar competitividade”. (Com informações do Mobile World Live)