A Sony Mobile lançou oficialmente o smartphone Xperia Z1 no Brasil nesta quinta-feira, 31. A empresa está apostando no fato de o dispositivo ser à prova d’água e montou uma “loja aquática”, chamada de Sony Water Store, dentro do Shopping JK Iguatemi, em São Paulo. Trata-se de um aquário de 8 mil litros em uma área de 200 m², onde promotores mergulham para fazer uma demonstração do smartphone debaixo d´água. “O Z1 é à prova d´água, e não resistente à água. Ele pode ser literalmente mergulhado por 30 minutos até 1,5 m de profundidade”, garante Ricardo Junqueira, presidente da companhia no Brasil. A loja fica aberta até 9 de dezembro.

Entre os recursos do aparelho, se destaca a câmera de 20.7 MP e aplicativos de vídeo e fotografia, como o Social live, que permite a transmissão ao vivo de um vídeo pelo Facebook, e o Timeshift, que captura 30 imagens antes de apertar o botão e 30 depois para encontrar a foto perfeita. Vendido por R$ 2.399, ele tem processador Qualcomm Snapdragon 800, compatibilidade com 4G, bateria de 3000 mAh e tela de cinco polegadas.

Produção

A Sony anunciou a adição de um novo parceiro para fabricação nacional. Agora, além da Foxconn, a Arima Communications, localizada em Jundiaí/SP, também produzirá os smartphones da companhia. O objetivo é garantir o atendimento à crescente demanda do mercado brasileiro. A parceria vai gerar cerca de 500 empregos diretos.

Em 2014, a Sony espera que o Brasil figure entre os oito maiores mercados em termos de faturamento para o grupo. “A nossa expectativa era de crescer três vezes mais em relação ao ano passado, mas no final do ano fiscal de 2013, vamos crescer cerca de quatro vezes mais. Em 2012, praticamente trabalhamos com três modelos de smartphones e hoje temos nove modelos”, afirma Junqueira. “Passamos a atender segmentos de preços mais baixos, nosso portfólio varia de R$ 499 até a faixa de R$ 2 mil”, diz. A estratégia é fidelizar os clientes e não necessariamente atender as classes sociais mais baixas, mas oferecer uma variedade de produtos premium, que não são os mais baratos em certas faixas de preço.

As ações da empresa para o ano que vem incluem também triplicar os investimentos em marketing, especialmente para a Copa do Mundo. “Somos a terceira fabricante em vendas na plataforma Android e queremos ser a terceira em todas as plataformas a médio prazo”, diz Junqueira.