Laurence Fontenoy, CEO da Woom, durante o MWC Americas 2018

Um aplicativo espanhol chamado Woom (Android, iOS) está usando big data e inteligência artificial para ajudar mulheres a calcular seu período fértil e a probabilidade de engravidarem. Com base em 40 parâmetros, como ciclo menstrual, idade, peso, altura, prática de esportes, sono, ingestão de álcool, dentre outros, o Woom informa em um calendário quais os dias férteis e a probabilidade de engravidar em cada um deles. Lançado há dois anos e disponível na Espanha, no México e na Colômbia, o app já ajudou 80 mil mulheres a engravidarem. No ano passado, 5% das espanholas que engravidaram eram usuárias do Woom, afirma Laurence Fontinoy, CEO e cofundadora da startup. O app já foi baixado 700 mil vezes, tem 500 mil usuárias cadastradas e 80 mil usuárias ativas mensais (MAUs). A empresa estuda o lançamento de uma versão em português para o Brasil.

A utilização do aplicativo é gratuita. A monetização vem através de um serviço que dá direito a conversar com um médico, via bate-papo online. Há ginecologistas, sexólogos e profissionais de outras especialidades disponíveis para tirar dúvidas remotamente e passar orientações. No México, o preço do serviço custa em torno de US$ 6 por mês. Os assinantes também têm acesso a clínicas de fertilização e de ginecologia com preços diferenciados. Paralelamente, a Woom negocia com a indústria farmacêutica sobre a possibilidade de usar sua base de dados para pesquisas científicas na área de fertilização e contracepção.

O app também oferece conteúdo personalizado gratuitamente para suas usuárias. E mantém um fórum de discussão online, onde as mulheres podem conversar e tirar dúvidas entre si.

A Woom é uma das startups presentes no Mobile World Congress Americas, evento realizado esta semana em Los Angeles, EUA.