A Cielo acaba de lançar a sua solução de “tap on phone”, tecnologia que transforma o smartphone do lojista em uma máquina de POS para receber pagamentos por aproximação, seja de cartões ou de outros smartphones equipados com NFC. O novo produto, batizado como Cielo Tap, aceita pagamentos em crédito ou débito das bandeiras Elo, Mastercard e Visa. 

Para usar o Cielo Tap, o comerciante precisa ter um smartphone com sistema operacional Android ou superior dotado de tecnologia NFC. Para aqueles que já são cadastrados na Cielo, o Cielo Tap se encontra disponível como uma opção dentro do app Cielo Gestão (Android). Os comerciantes que ainda não utilizam a Cielo precisam primeiro se credenciar através do site da companhia, e depois baixar o Cielo Gestão.

Sem o custo de aluguel ou de aquisição de uma máquina de POS, o único custo do lojista no Cielo Tap é a taxa cobrada pela Cielo sobre cada transação, conhecida como MDR.

Análise

Nos últimos anos, as máquinas de POS evoluiram, ficando cada vez mais parecidas com os smartphones. Muitas passaram a usar o Android como sistema operacional e deixaram de ser um mero pinpad com entrada para cartão para ganhar tela touch screen e até lojas próprias de aplicativos. Nesse processo de aproximação entre o smartphone e a máquina de POS, o que impedia que o primeiro fizesse as vezes da segunda eram restrições de segurança. A indústria de pagamentos, porém, foi sendo pressionada a resolver esses obstáculos de segurança por causa de três fatores: 1) a crescente popularização do pagamento por aproximação, hábito cada vez mais arraigado na população, seja com cartões ou com smartphones; 2) a necessidade de retirar a barreira do custo do hardware para expandir sua base de usuários; 3) a competição com o Pix, que se tornou um pagamento digital atraente especialmente para os pequenos comerciantes e profissionais autônomos que não têm como pagar o aluguel de uma máquina de POS.

A primeira grande adquirente a adotar a tecnologia no Brasil foi a Stone, no ano passado, com o produto Tap Ton, que inclusive levou o prêmio Seleção Mobile Time 2023 na categoria de inovação com impacto em negócios, na escolha do júri. O roll out da Stone foi feito com cautela, começando com uma limitação de valor para pagamentos sem senha, pois uma dos temores de segurança girava em torno da necessidade de digitação de senha na tela do smartphone do comerciante. Essa barreira já foi superada. E agora com a adesão da Cielo, maior rede de adquirência do País, a tendência é de que a tecnologia de tap on phone decole.

MobiFinance

As diferentes inovações na indústria de pagamentos serão tema de debate no painel “Mil e uma formas de pagar”, que acontecerá durante a sexta edição do seminário MobiFinance, no dia 18 de outubro, no WTC, em São Paulo. Estão confirmados nesse painel:

Cassiano Rusycki, CEO, Riocard
Eládio Isoppo, cofundador e CEO, Payface
Leandro Mattos, vice-presidente de soluções de transferência, Mastercard Brasil
Luis Marcolino, diretor de transformação e crescimento, Sem Parar
Renata Daltro, vice-presidente comercial de grandes contas, Cielo

A agenda atualizada e mais informações estão disponíveis em www.mobifinance.com.br