Marcelo Abrileri é fundador e idealizador da Eniwine

O mercado de vinhos no Brasil é muito forte, um segmento que tem receita de R$ 15 bilhões (0,2% do PIB de 2018), segundo a Ideal Consulting. Procurando mais espaço neste segmento, a plataforma de vinho por assinatura Eniwine (Android, iOS) lançou recentemente seu aplicativo e busca quintuplicar a quantidade de associados até o final do ano, passando dos atuais 1 mil para 5 mil. Lançado em 2018 em formato web, o Eniwine recebeu R$ 2 milhões de investimento para ser desenvolvido.

Assim como outros players do mercado, o aplicativo tenta se diferenciar por suas funcionalidades, como reconhecimento de rótulo, listas e conteúdo de vinhos etc, como explicou o fundador e idealizador da Eniwine, Marcelo Abrileri: “A principal diferença em relação aos concorrentes certamente são o harmonizador (de comida) com mais de 50 mil variáveis matemáticas; o Digital Sommelier (a ser lançado neste mês), uma previsão, por meio de uma IA incipiente, dos vinhos que o usuário possa se interessar; e a possibilidade de o cliente fazer sua própria lista de vinhos preferidos”.

Modelo de negócios

Em monetização, o Eniwine tem um clube de apreciadores de vinhos. Atendendo a todos os gostos, dos iniciantes aos mais experientes, esta associação tem mensalidades de R$ 100 a R$ 3 mil. Também existe opção para compra avulsa na aba Vitrine. O preço das garrafas começa em R$ 12,75 e chega até R$ 4,7 mil.

Outro diferencial da plataforma é o sistema de créditos. Nele, o cliente acumula pontos que podem ser usados para a aquisição de outros rótulos. “São centenas de opções, sem compra coletiva e sem surpresas. Tudo com a garantia de estar adquirindo a bebida desejada sempre pelo menor preço do mercado”.

“Percebemos que os participantes de clube de vinhos estão acostumados a receber o produto em casa. Nós também fazemos isso. Mas o nosso diferencial é oferecer a essas pessoas a oportunidade de escolher esse produto”, completou em conversa por e-mail com Mobile Time. “Quem faz essa seleção é o cliente, ele recebe exatamente pelo que pediu, sem surpresas, sem correr o risco de pagar por um vinho que ele pode não gostar”.