O aplicativo de caronas de longa distância BlaBlaCar entrou no mercado de viagens intermunicipais de ônibus no Brasil. Um marketplace foi adicionado ao app com a oferta de 30 mil rotas em quase todos os estados do País geridas por 40 viações parceiras. No ar em fase de testes desde fevereiro, o serviço já vendeu R$ 5 milhões em passagens de ônibus. Para o ano que vem, a meta é ter mais de 100 viações parceiras, vendendo 950 mil passagens, com um faturamento de R$ 84 milhões.

O Brasil não é o primeiro mercado em que a BlaBlaCar opera um marketplace de passagens de ônibus. A operação existe na Rússia, Polônia e Ucrânia. Somente na Rússia a BlaBlaCar vendeu 4 milhões de passagens de ônibus em 2019.

O country manager da BlaBlaCar no Brasil, Ricardo Leite, argumenta que os serviços de carona de longa distância e de ônibus intermunicipais são complementares. “69% das rotas de caronas no BlaBlaCar não têm conexão direta por transporte público, seja ônibus, avião ou balsa. E 30% das buscas por rotas no BlaBlaCar têm zero resultado. O nosso gargalo de crescimento no Brasil é a oferta. E a escolha mais natural é o ônibus”, explica.

Inicialmente o app opera de maneira multimodal: o usuário informa endereço de partida e de destino, recebendo entre os resultados opções de carona e de ônibus. “Se quiser mais conforto, o passageiro vai de ônibus. Se quiser tempo de viagem mais curto, vai de carona”, diz o executivo. Em uma fase futura, o serviço será “intermodal”, ou seja, carona e ônibus poderão ser combinados para realizar o trajeto desejado.

Modelo de negócios

O pagamento acontece por cartão de crédito dentro do app. A empresa pretende adotar Pix no futuro. O passageiro recebe um voucher para trocar pela passagem no guichê da companhia ou um QR code para embarque direto, no caso das viações que já operam com essa tecnologia.

A BlaBlaCar cobra uma taxa de conveniência, que hoje é de 10% do valor da passagem, mas sua intenção é reduzi-la gradativamente até zero ao longo do tempo. Além disso, recebe da viação uma comissão sobre a tarifa da passagem.

Adversários ou aliados?

Grandes viações, como Itapemirim e Santa Cruz, estão entre os primeiros 40 parceiros. O gerente da unidade de ônibus da BlaBlaCar no Brasil, Igor Soares, admite que esperava encontrar alguma resistência do lado das viações, porque entenderiam a BlaBlaCar como concorrente, mas não foi isso o que aconteceu. “Acreditávamos que haveria resistência maior, mas o que percebemos foi uma grande curiosidade e interesse desde o primeiro momento em que fomos conversar. Sempre fomos bem recebidos”, relata.

Para as viações, a BlaBlaCar ajuda a preencher assentos vazios, contribui com o marketing digital e cuida da gestão antifraude nos pagamentos online. Vale lembrar que o mercado brasileiro de viagens rodoviárias intermunicipais movimenta R$ 15 bilhões por ano, mas apenas 10% das vendas são feitas online.

Pandemia

Tanto a BlaBlaCar quanto o setor de viagens rodoviárias intermunicipais foram impactados durante a pandemia. Do lado da BlaBlacar, a oferta de caronas caiu entre 50% e 60% em março, depois de 18 meses seguidos em que a companhia dobrava de tamanho a cada mês. Desde então vem se recuperando aos poucos e já registra picos em feriados prolongados.

Por sua vez, representantes do setor de transporte rodoviário que participaram da coletiva de lançamento relataram quedas de quase 90% no começo da pandemia. A recuperação vem acontecendo lentamente e a expectativa é de chegar, ao fim de 2021, perto do que era ao fim de 2019.

“O que me atraiu (para a parceira com a BlaBlacar) foi a possibilidade de vender os assentos vazios. Hoje temos uma ociosidade de pelo menos 40%”, relatou Francisco Mazon, sócio do Grupo Santa Cruz.

Mobishop

Ricardo Leite, country manager da BlaBlaCar no Brasil, participará do painel “Lições da quarentena em comércio móvel”, no dia 22 de outubro, durante a programação digital do seminário Mobishop, organizado por Mobile Time. Ele terá a companhia de Diego Barreto, CFO e vice-presidente de estratégia do iFood; Roberto Carvalho, diretor-presidente para a América do Sul da Dynatrace; e Rodrigo Gouveia, CEO do Inter marketplace, do Banco Inter.

O evento contará também com painéis sobre Pix, open banking e cashback, e tem entre os seus participantes confirmados executivos do Banco Central, Banco do Brasil, Banco Inter, Banco Original, Santander, C6 Bank, Trigg, iFood, Mercado Pago, dentre outros.

A programação completa e mais informações estão disponíveis em www.mobishop.com.br ou com a equipe de eventos do Mobile Time: [email protected] / 11-96619-5888 / 11-3138-4619 (WhatsApp).