O Centro de Operações Rio (COR) anunciou nesta quarta-feira, 14, uma parceria com a Uber (Android, iOS). A ideia é que mensagens sobre condições climáticas e alertas de trânsito sejam enviadas diretamente ao aplicativo dos motoristas e entregadores parceiros da plataforma e, a partir da informação, os parceiros possam se posicionar melhor pela cidade, escolher as melhores rotas e decidir onde e quando querem atuar.

O recurso integra a tecnologia utilizada pelo COR com a da Uber e, por meio da geolocalização dos motoristas e entregadores que estiverem conectados no app é que serão enviados os alertas regionais. A proposta é que apenas os parceiros que estiverem em regiões relevantes para o alerta recebam a notificação automaticamente.

Dessa maneira, as mensagens enviadas serão de interesse dos parceiros e nãos serão enviadas notificações sem importância.

Até o fim de outubro, todos os parceiros que atuam no Rio de Janeiro começarão a receber as mensagens direto no aplicativo da Uber.

CyberLab

Outra parceria anunciada pelo COR recentemente foi com a empresa CyberLab para auxiliar na retomada das atividades presenciais no Centro de Operações Rio, prédio que funciona como um quartel-general de integração das operações urbanas da prefeitura do Rio de Janeiro. O aplicativo KeyApp, da startup, possui inteligência artificial capaz de controlar o acesso de funcionários e visitantes ao prédio.

A ferramenta possui um módulo de gestão de risco Covid – com perguntas para que o usuário responda – capaz de calcular a probabilidade de uma pessoa estar ou não contaminada com o novo coronavírus, auxiliando a elaboração de um protocolo de reabertura. Trata-se de um questionário com perguntas como “apresentou sintomas nos últimos dias?”, “manteve contato com alguém suspeito nos últimos dias?”, entre outras. São perguntas indicadas pelo SUS e, de acordo com as respostas, o app gera um “score de risco Covid” para o usuário, condicionando sua entrada ao prédio ao resultado do preenchimento do formulário.

Os testes com o KeyApp vem sendo realizados desde agosto no complexo do COR, que reúne cerca de 30 órgãos entre secretarias e concessionárias de serviços públicos. A recepção conta com um tablete que funciona como um terminal digital para automatizar o controle de entrada e saída. Para acessá-lo, o usuário baixa o aplicativo gratuitamente em seu smartphone, e, nele, faz o cadastro, fornecendo dados pessoais e escaneando o próprio rosto. Uma vez cadastrado, o visitante pode acessar o centro de operações via reconhecimento facial, sem a necessidade de manter contato físico e respeitando as recomendações de distanciamento social. Para manter um controle ainda mais exato da circulação de pessoas, a administração pode configurar a validade dos acessos por número de usos ou data de expiração. Vale dizer que o KeyApp foi desenvolvido seguindo os preceitos da legislação de proteção de dados do Brasil, a LGPD.

A recepção do COR também conta com uma câmera térmica para medir a temperatura de quem entra no prédio.