LinkedIn

O LinkedIn (Android, iOS) anunciou vai encerrar as operações do aplicativo na China. O comunicado desta quinta-feira, 14, explica que a ideia é “garantir que permaneçamos em conformidade com a legislação local. Somos uma plataforma global com a obrigação de respeitar as leis locais que se aplicam a nós”. A Microsoft explicou que vai encerrar a versão local do LinkedIn no país por conta de um maior rigor de Pequim em censurar a Internet.

O LinkedIn foi lançado na China em 2014 com recursos limitados projetados para cumprir as leis de internet mais rígidas do país.

Em comunicado, a Microsoft disse que fecharia com o LinkedIn devido a um “ambiente operacional significativamente mais desafiador e maiores requisitos de conformidade na China”. A empresa, no entanto, lança um site de busca de empregos na China sem os recursos de mídia social do LinkedIn. Chamado InJobs, a nova plataforma não incluirá um feed social nem permitirá que os usuários compartilhem postagens ou artigos.

A notícia veio depois que o regulador de Internet chinês disse ao LinkedIn em março deste ano para moderar melhor seu conteúdo e deu-lhe um prazo de 30 dias.