É o início do fim para os celulares com o sistema operacional Windows 10 Mobile, da Microsoft. A partir de 10 de dezembro deste ano os usuários não receberão mais atualizações de segurança, opção de suporte assistido gratuito ou atualizações de conteúdo técnico online. De acordo com a página da Microsoft, terceiros ou programas de suporte pagos podem fornecer suporte, mas a empresa norte-americana não terá mais esse tipo de serviço.

Os smartphones Lumia 640 e 640 XL só terão suporte até o dia 11 de junho de 2019. Já os modelos de dispositivos da versão 1709 terão suporte até o fim do ano. Os celulares continuarão funcionando, porém, não terão mais atualizações nem suporte.

A página de suporte da Microsoft sugere que seus clientes migrem para celulares com OS Android ou iOS.

Backup

É preciso ficar atento, pois quem optar por continuar a usar os celulares depois de 10 de dezembro deverá fazer manualmente um backup antes da data. Para isso, é preciso ir a Configurações, depois, Atualização e Segurança. Em seguida, apertar em Backup, Mais Opções e, por fim, tocar em Fazer Backup Agora. Depois do dia 10 de dezembro a funcionalidade de backup do dispositivo e outros serviços de back-end serão eliminados.