5G

Uma parceria entre Qualcomm, Samsung e Verizon obteve 711 Mbps de upload em um teste de laboratório com 5G em ondas milimétricas nos Estados Unidos. De acordo com as companhias, essa é a velocidade mais rápida já alcançada para envio de dados em uma rede celular. Para efeito de comparação, um filme de alta qualidade (1 GB) seria enviado em segundos.

Noticiada nesta quinta-feira, 14, a prova contou com combinação dos 400 MHz da frequência de mmW e 20 MHz da frequência de 4G da operadora, unidade de acesso Compact Micro de 28 GHz para 5G com RAN e Core virtualizado pela Samsung e terminais com o modem Snapdragon X65 5G da Qualcomm.

A partir do resultado dos testes, a expectativa de Qualcomm e Samsung é que os usuários possam fazer transmissão massiva de dados em regiões de alta densidade populacional, como shoppings, casas de show e estádios, e assim levar uma experiência mais imersiva aos consumidores.

Por sua vez, a Verizon vê importância nesse teste para comprovar a sua expansão em mmWave, uma vez que a operadora busca ter 30 mil sites com a tecnologia até o final de 2021 nos EUA.