| Publicada originalmente no Teletime | A Claro registrou receita líquida de R$ 13,05 bilhões no terceiro trimestre de 2025, alta de 5,4% na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com balanço financeiro divulgado na noite desta terça-feira, 14. O resultado foi puxado, sobretudo, pelo serviço móvel.

Ainda que tenha superado os números do trimestre imediatamente anterior, a receita líquida total, em termos percentuais, aponta desaceleração em relação à alta de 6% no segundo trimestre. Os demais indicadores (receita móvel, receita fixa, Ebitda) também desaceleraram.

Já o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) cresceu 6,5% no terceiro trimestre, ante o mesmo intervalo do ano anterior, alcançando R$ 5,93 bilhões. A margem, por sua vez, avançou 0,5 ponto percentual (p.p.), chegando a 45,4%.

Confira, a seguir, um resumo dos principais números da Claro.

  • Receita líquida: R$ 13,059 bilhões (+5,4%);
  • Receita móvel: R$ 7,15 bilhões (+8%);
  • Receita fixa e outros serviços: R$ 5,23 bilhões (+1,2%);
  • Ebitda: R$ 5,93 bilhões (+6,5%);
  • Margem Ebitda: 45,4% (+0,5 p.p.).

Serviço móvel

A receita líquida do serviço móvel da Claro cresceu 8% no terceiro trimestre, ante o mesmo período do ano passado, chegando a R$ 7,15 bilhões. Inclusive, a operadora destacou que a receita média por usuário (ARPU, na sigla em inglês) teve alta de 7,3%.

A Claro encerrou setembro com 89,4 milhões de clientes móveis. Desse total, 57,8 milhões utilizam o serviço pós-pago (64,7% da base). Em 12 meses, a carteira da modalidade foi incrementada com a adição de 4,5 milhões de usuários, com apoio de linhas portadas e migração de clientes pré-pagos.

Já o pré-pago da Claro fechou o terceiro trimestre com 31,5 milhões de linhas. A operadora ressaltou que a modalidade “apresentou forte aceleração em recargas”, o que contribuiu para o crescimento da receita móvel.

No que diz respeito à portabilidade de linhas, a tele indica que, em 12 meses, registrou a entrada de 674 mil usuários vindos de outras operadoras.

Serviços fixos

Os serviços fixos tiveram crescimento de 1,2% no terceiro trimestre (para R$ 5,23 bilhões), com destaque para a alta de 3,9% em banda larga residencial.

Entre julho e setembro, a base de assinantes do serviço de Internet fixa da Claro teve a adição de aproximadamente 86 mil clientes.

Já a base com a oferta convergente (serviços residenciais e móveis) cresceu 12,6% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior. Em trecho do balanço, a operadora destaque que a estratégia é a sua prioridade “para melhorar a experiência dos clientes, fidelização da base e aceleração do crescimento da receita”.

B2B e aparelhos

No segmento corporativo (B2B), a tele se limitou a dizer que a unidade Claro empresas manteve “o ritmo consistente e contínuo de crescimento de sua receita na comparação anual”, citando serviços como nuvem, segurança, telefonia pós-paga para empresas, Internet, omnichannel e M2M/IoT.

O balanço ainda aponta que a receita com a venda de aparelhos cresceu 11% no terceiro trimestre, alcançando R$ 672 milhões.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!