| Mobile Time Latinoamérica | Com o objetivo de proteger os usuários contra chamadas indesejadas e dar mais transparência às comunicações comerciais, o Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC) do Peru apresentou o projeto de decreto supremo que institui uma norma sobre numeração especial para identificar chamadas de informação comercial e/ou publicitária.
A iniciativa propõe criar uma série exclusiva de numeração (500) para chamadas com fins comerciais ou publicitários.
O projeto também proíbe o uso de qualquer outra numeração que não pertença à série 500 para esse tipo de comunicação, com o objetivo de organizar o ecossistema e reduzir o impacto do spam telefônico.
Entre as principais disposições estão a habilitação da série 500 nas redes das operadoras, a exibição completa do número no dispositivo do usuário e a obrigação de que os provedores utilizem essa numeração exclusivamente para fins comerciais ou publicitários. Além disso, a proposta inclui um regime de fiscalização e sanções para quem descumprir as novas regras.
Com essa medida, o Peru se alinha a propostas semelhantes de gestão de numeração, como no caso do Chile, que determinou que todas as chamadas comerciais e em massa — sejam desejadas ou não — devem ser identificadas pelos prefixos 600 ou 809.