[Atualizada em 18/11/2019] O Zul Digital , aplicativo desenvolvido para se pagar o estacionamento na cidade de São Paulo, passou a se chamar Zul+ (Android, iOS). Ele agora conta com novas funcionalidades e quer ser um super-app dedicado aos veículos. Além de pagar o Zona Azul, é possível: fazer consultas e pagamento de multas; calcular o pedágio da viagem; contratar tag de pedágio e de estacionamento em shoppings; consultar valor de mercado do veículo; buscar por outros veículos para uma possível troca, compra ou venda do carro atual. E, nesta quinta-feira, 14, foi lançado o módulo de contratação de seguro, em parceria com a Chubb para seguro de bens deixados no veículo. E, futuramente, o Zul+ vai oferecer seguro para os carros.

O sócio André Brunetta explicou em entrevista ao Mobile Time que a mudança será feita aos poucos de modo a não prejudicar a experiência do usuário. Por ser um aplicativo com uma gama variada de usuários, com perfis diferentes entre jovens e pessoas mais velhas, a ideia é que quem já usa o app possa escolher entre o aplicativo tradicional ou experimentar a nova versão. Para isso, há um botão dentro do aplicativo que apresenta as novidades para os interessados. “Nosso olhar está em fazer uma transição gradual para os usuários que estão conosco há três anos. Estamos sempre preocupados com a experiência de uso e sabemos que precisamos ter uma preocupação para não gerar quebra de experiência”.

O aplicativo aceita pagamentos de carteiras digitais – tais como Google Pay e Apple Pay, além de cartão de crédito e débito. Para clientes do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, existe a possibilidade de débito “pinless”.

Futuro

A estimativa é de chegar até o fim de 2020 a 10 milhões de usuários. “Nosso plano é aumentar em cinco vezes o número da base. Inclusive, o Zul+ nos capacita para estar em qualquer cidade porque estamos conectados com outros assuntos que são nacionais”, diz.

Com a quantidade de serviços sendo adicionados ao aplicativo, o sócio estima que o Zul+ se transforme rapidamente num super-app com, inclusive, uma carteira digital. “No momento, nos conectamos a outras carteiras. Mas teremos novidade no primeiro trimestre do ano que vem”, afirma. “Nosso olhar começa pelo protagonismo do carro. Será a principal carteira no que diz respeito ao carro. Nossa história do Zona Azul foi muito bem sucedida e identificamos uma necessidade do nosso usuário. Num comparativo com outros bancos e super-apps, eles tentam resolver tudo. Nosso olhar não é esse, mas resolver todos os assuntos relativos ao carro e resolver bem. Queremos ser um super-app de fácil utilização, com simplicidade”.

Novidades

O Zul Digital é o app oficial da CET-SP para compra e ativação do Cartão Azul Digital para uso das vagas de estacionamento da cidade de São Paulo. O mesmo sistema também está disponível em Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza. A versão Zul+ foi integrada apenas ao app voltado para São Paulo, porém, como os novos recursos são universais, a ideia é que ele seja usado em outras cidades também.

A partir de agora, além de pagar o cartão de estacionamento, o Zul+ permite que o usuário consulte multas de trânsito pendentes, digitando o número do Renavam e a placa do veículo. Outra função que chegou recentemente é o cálculo do valor a ser gasto em todos os pedágios por onde o usuário vai passar durante um trajeto, fazendo um comparativo de preço entre outras opções de rota.

O novo app também oferece uma tag para pagamento de pedágios e estacionamentos. Para isso, os interessados precisam entrar numa fila de espera para receber a etiqueta em casa. Ela também serve para pagamento do tíquete de estacionamento de 30 shoppings no País, sendo oito de São Paulo. A integração é feita pela Greenpass e o nome será Tag Zul+. No momento, o Tag Zul+ está integrado ao banco BS2 e seus correntistas poderão pagar o estacionamento e o pedágio em débito em conta, sem precisar fazer assinatura. Para os outros usuários, a funcionalidade pode ser feita por outros meios de pagamento, como cartão de crédito e débito.

Outro recurso embarcado no novo app é saber o valor de mercado do carro (para compra, venda e troca). “A ideia é nos aproximarmos mais das montadoras para oferecer uma série de serviços extras. Entre eles, uma lista com as concessionárias mais próximas, de modo que ele faça a manutenção do carro, por exemplo, ou até mesmo compras de veículos”.

Números

Atualmente, os aplicativos Zul reúnem 2 milhões de usuários e 3 milhões de veículos em sua base. São feitas 50 mil transações diariamente, associadas a 60 mil pessoas (DAUs). Por mês, Brunetta estima que o número de usuários ativos mensais (MAUs) seja de 600 mil.