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Ilustração: Cecília Marins/Mobile Time

As vendas de tablets no Brasil no terceiro trimestre de 2022 tiveram uma queda de 33% na comparação ano a ano, somando 557 mil peças entre julho e setembro. O tíquete médio dos produtos aumentou 32% e fechou o período em R$ 1,4 mil, mas não compensou na receita total. De acordo com a IDC Brasil, o faturamento total dos tablets teve redução de 12% e finalizou o terceiro trimestre deste ano com R$ 788 milhões.

B2C e B2B

Por categoria, 375 mil equipamentos foram para o mercado consumidor (B2C) e 182 mil ao mercado corporativo (B2B), quedas de 20% e 50%, respectivamente, ante o mesmo período em 2021. De acordo com Reinaldo Sakis, gerente de pesquisa e consultoria de consumer devices da IDC Brasil, o motivo para o recuo foi a inflação afetando as famílias no B2C e o desaquecimento das vendas no segmento de educação, que representa 20% do B2B (36 mil tablets). Por outro lado, as comercializações para grandes empresas cresceram e chegaram a 80 mil peças.