Moisés Moreira; Gaispi; Anatel

Conselheiro da Anatel e presidente do Gaispi, Moisés Moreira, durante evento da TelComp. Imagem: reprodução de vídeo

O Gaispi anunciou a limpeza da faixa de 3,5 GHz de 15 municípios nesta quarta-feira, 14. Com isso, a Anatel liberou antecipadamente o espectro para que operadoras implementem o 5G. Dessas cidades, seis são do grupo de 26 municípios com mais de 500 mil habitantes e cujo prazo final é até 31 de dezembro deste ano. São elas: Ananindeua/PA; Jaboatão dos Guararapes/PE; Aparecida de Goiânia/GO; Caxias do Sul/RS; Joinville/SC; e Londrina/PR.

Já as nove restantes fazem parte de clusters, ou seja, são próximas a cidades maiores, e também poderão receber infraestrutura da rede móvel de quinta geração. São elas: Belford Roxo/RJ; Campinas/SP; Campos dos Goytacazes/RJ; Contagem/MG; Duque de Caxias/RJ; Feira de Santana/BA; Guarulhos/SP; Juiz de Fora/MG; Niterói/RJ; Nova Iguaçu/RJ; Osasco/SP; Ribeirão Preto/SP; Santo André/SP; São Bernardo do Campo/SP; São Gonçalo/RJ; São José dos Campos/SP; Serra/ES; Sorocaba/SP; Uberlândia/MG; e Vila Velha/ES.

De acordo com o edital do 5G, as operadoras têm a obrigação de ligar a rede móvel de quinta geração nas cidades com mais de 500 mil habitantes em julho de 2025. Para os municípios com mais de 200 mil habitantes, até 31 de julho de 2026.

A antecipação da liberação foi possível porque a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku nessas regiões. A EAF também concluiu as ações necessárias para a desocupação desta faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS), tendo instalado os filtros para a mitigação de interferências em todas as estações do FSS impactadas.

A previsão de liberação do uso da faixa para as demais 20 cidades com mais de 500 mil habitantes está prevista para acontecer a partir de 1º de janeiro, conforme previsão editalícia.

Assim, as operadoras interessadas em adiantar a instalação da infraestrutura do 5G poderão fazê-lo. Mas, para isso, precisam entrar com pedido no sistema da Anatel para cadastrar as estações.

Segundo Moisés Moreira, conselheiro da Anatel e presidente do Gaispi, ainda não há estações 5G cadastradas nessas localidades. “As solicitações das operadoras serão liberadas a partir de amanhã (quinta-feira, 15) à tarde”, informou durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 14.

Kits para banda Ku

À medida que o 5G avança pelo interior do País, aumentam os pedidos de kits de migração da TVRO da banda C para a banda Ku. Moreira disse que já era previsto esse aumento de pedidos. Segundo dados da Anatel, a EAF fez a instalação de 11,5 mil kits e a previsão total é de 1,4 milhão. “Mas a tendência é aumentar”, reforça Moreira.