A Algar Telecom lançou uma nova solução IoT, chamada Utilities Water, para medir o consumo de água. Voltada para os negócios que utilizam sistemas hídricos, a ferramenta, que tem parceria com a Afira – empresa de tecnologia especializada em serviços IoT –, fornece informações sobre consumo, vazamento, qualidade e pressão da água a partir de sensores de IoT em pontos estratégicos da cadeia produtiva, que enviam as medições para um software de controle da operação em tempo real. Assim, por meio das redes 3G, 4G, 5G, Wi-Fi, Ethernet ou LoraWan, o envio de dados é realizado.

A plataforma – que nasceu com o objetivo de sanar as dores dos próprios clientes que tinham problemas na gestão do consumo – é agnóstica para hardware e contempla smartphones, tablets e computadores. Com opções de gerar relatório de inteligência, dashboard dinâmico e configuração de parâmetros e alertas para controle de automação, ela também tem capacidade para ter múltiplos usuários fazendo o monitoramento de dados.

Além disso, a companhia acredita que a Utilities Water pode contribuir para que empresas contratantes estejam dentro das normas regulatórias estabelecidas em sua área de atuação, já que a ferramenta agrega processos de mensuração com registro de histórico na plataforma de gestão.