85% dos brasileiros com acesso à Internet já realizaram alguma compra online. Entre os que ainda não aderiram ao meio, 32% não o fazem por não ter disponível nenhum método de pagamento, enquanto 31% não possuem interesse e outros 22% não se sentem seguros para fazer transações pela Internet. Os dados são da pesquisa Comportamento de compra online: hábitos de compra dos brasileiros na Internet e sua relação com anúncios, feita pela IAB Brasil em parceria com a Offerwise.

E entre os usuários que fazem compras online, 64% adquiriram algum produto ou serviço há menos de um mês.

“O estudo apresenta uma visão aprofundada do comportamento de compra dos brasileiros na internet, evidenciando não apenas o crescimento exponencial do comércio online, mas também as preferências dos consumidores e as oportunidades para marcas em um mercado cada vez mais digitalizado”, afirma Cris Camargo, CEO do IAB Brasil.

Entre os entrevistados, 48% dos consumidores internautas afirmam fazer mais compras pela Internet do que em lojas físicas e 28% compraram de forma igualitária tanto online quanto off-line. O meio da compra é majoritariamente feito pelo smartphone (89%) e 39% computador.

A maioria esmagadora (99%) pesquisa antes de finalizar uma compra. Essa busca pode acontecer em sites varejistas, buscadores online, sites de avaliações de produtos, redes sociais, entre outros.

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A pesquisa aponta que o anúncio online é efetiva em chamar a atenção dos consumidores, uma vez que 56% pesquisam mais sobre os produtos para obter informações e 49% procuram por avaliações e opiniões de outras pessoas sobre o produto. E 82% afirmaram já ter adquirido um produto ou serviço após ter visto publicidade na Internet.

Entre os chamariz de um anúncio, estão o frete grátis (71%) e as promoções (70%). No mesmo sentido, os que mais influenciam na decisão de compra dos consumidores são preço (85%) e frete (80%). Em relação aos produtos mais comprados online, vestuário e moda (57%), produtos eletrônicos (45%), produtos de beleza e cuidados pessoais (42%) e produtos para o lar (40%) são os mais populares.

Por fim, o estudo desenvolvido pelo IAB Brasil e Offerwise oferece insights de como o comportamento de compra pode mudar de acordo com o gênero, faixa etária e classe social, com os consumidores das classes D e E e com idades entre 18 e 24 anos, sendo os que tendem a comprar mais em lojas físicas do que online, enquanto a classe A apresenta o comportamento de compra mais intenso de compras no ecossistema digital.

A pesquisa ouviu 1,5 mil consumidores de mais de 18 anos que fizeram compras online nos últimos 6 meses. O questionário de autoaplicação aconteceu entre 21 e 28 de novembro de 2023. A margem de confiança do estudo é de 95% e a margem de erro de três pontos percentuais.