A Maxtrack passa a oferecer uma tecnologia para mapear trajetos de maneira efetiva em fazendas e talhões para veículos de agronegócio, inclusive sem conectividade. Ou seja, uma espécie de navegador próprio para o transporte logístico rural.

Batizado como ‘rotograma inteligente’, a solução da empresa de rastreamento usa imagens de drones e mapeamento proprietário em regiões de difícil acesso ou reservadas. E utiliza inteligência artificial para ajudar no consumo de combustível, gerir a quilometragem e calcular a velocidade em trechos difíceis que podem causar tombamento do veículo.

Com a solução, o motorista ou gestor logístico pode mapear uma rota sem soluções públicas de mapeamento, em lugares sem conexão e com falta de sinalização de trânsito. Para usar a solução, o operador logístico cadastra em sua plataforma as informações da viagem (trajeto de ida e de volta). As informações são passadas ao motorista que pode visualizar o caminho em smartphone, tablet ou terminal de dados da Maxtrack.

Vale dizer, o rotograma funciona se o veículo tiver instalado o rastreador Maxtrack MTC-800.

Testado primeiro pela Raízen no segundo semestre de 2023, a tecnologia já está instalada em parte de sua frota e deve chegar a todos os veículos da companhia até o final de 2024. De acordo com a Maxtrack, o serviço também poderá ser usado no transporte rodoviário no futuro.

Em resposta por e-mail a Mobile Time, a Maxtrack informou que não há exclusividade da tecnologia com a Raízen, ou seja, “outros clientes já podem ter acesso à tecnologia mediante a contratação da solução de monitoramento das Maxtrack”.

Imagem principal: Mapa do rotograma inteligente (reprodução: Maxtrack)