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Thiago Hipólito, diretor sênior de operações da 99 e do DriverLAB (crédito: divulgação)

A 99 (Android, iOS) apresentou nesta semana o DriverLAB, um laboratório de inovação dedicado ao motorista associado, que terá investimento de R$ 250 milhões para os próximos três anos – R$ 100 milhões apenas no primeiro ano. Inicialmente, o espaço nasce dentro da companhia com duas ações: oferta de instalação de kit gás por assinatura; e um marketplace para aluguel de carros de frotas particulares aos motoristas associados (99Loc), mas deve avançar para novas verticais.

De acordo com Thiago Hipólito, diretor sênior de operações do espaço de inovação, a ideia inicial é expandir a oferta do kit gás por assinatura e da 99Loc para o resto do País em breve, após essa primeira rodada de testes. Importante dizer, o kit gás é oferecido em São Paulo e Belo Horizonte desde dezembro de 2021 e o aluguel de carro de frota desde 18 de janeiro deste ano em Belo Horizonte.

“A 99 tem a capacidade de transformar o ambiente pelo tamanho e impacto, mas não quer fazer isso sozinha. Queremos habilitar parcerias, como com o financiamento de kit gás”, diz Hipólito, ao afirmar que a carteira 99Pay também pode fazer parte desse desenvolvimento. “Por exemplo, hoje temos um marketplace que oferece parcerias para os motoristas. Com o LAB, podemos reforçar o trabalho com seguros – habilitar um novo produto que traz ganho para locadora, seguradora, motorista e 99. Ou seja, o kit gás em si não é inovação, mas como traremos esse kit gás”, completa.

Essa busca por parcerias passa inclusive pela atualização das Casas 99, os centros de apoio e atendimento aos motoristas que ficaram fechados durante o período mais duro da pandemia, mas agora começam retornar com a redução das barreiras sanitárias. Hipólito confirmou que os locais serão atualizados.

“Esse conceito (Casas 99) já existe e queremos amplificar. Não apenas em atendimento, mas em valor agregado. Agora, com a recuperação da atividade econômica, estamos retomando isso. Junto ao DriverLAB, todas as parcerias que criarmos podem ser inseridas nas casas. Importante dizer que podem ser parcerias nacionais ou regionais”, conclui.

Kit gás e frota – como funciona

Na oferta do kit gás por assinatura, a 99 firmou parceria com oficinas autorizadas para a conversão do combustível líquido (gasolina, álcool, diesel) para gasoso. O motorista paga o valor mensal da instalação em 12 parcelas, além da atualização do veículo junto ao Detran (aproximadamente R$ 350) e os custos de manutenção. Em contrapartida, os cálculos da companhia apontam que o motorista pode ter uma economia de até R$ 1,5 mil – se este profissional trabalhar exclusivamente com corridas particulares. Mas, se o condutor fizer 465 corridas no mês, a mensalidade do kit gás será gratuita.

“Imagine um motorista dedicado: ele pode economizar 45% do custo total mensal com o veículo. Isso significa R$ 1,5 mil a mais por mês. O kit custa R$ 5 mil, mas diluímos na 99. Isso não é uma unidade de negócio da 99. Queremos garantir o engajamento de longo prazo do motorista”, explica Hipólito sobre os valores, que ainda não consideram o recente aumento dos combustíveis.

Por sua vez, a 99 Loc permite aos donos de frotas particulares de carros cadastrar os veículos e oferecê-los aos motoristas da 99 para corridas particulares – um modelo bem parecido feito pela Buser com os proprietários de ônibus de frota. As negociações são feitas diretamente entre frotistas e motoristas, sem taxas da 99, e tem como objetivo dar mais alternativa de aluguel de automóveis aos motoristas, mas também gerar receita a empresários que estão com parte ou toda sua frota parada.

Lab na 99

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Jaqueline Ramos, uma das primeiras parceiras que aderiu ao kit gás por assinatura (crédito: arquivo pessoal/divulgação)

Hipólito explicou a Mobile Time que o DriverLAB terá equipe multidisciplinar com 100 pessoas até o final de 2022, isso inclui: time de produto para dar sugestões de mudanças ao app 99, mas também pessoas focadas em estratégia e avanço de parcerias; pesquisadores para entender demandas de motoristas e passageiros; além de um time dedicado ao relacionamento com os frotistas da 99Loc.

“Desde 2020, começamos a pensar. Quando teve a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov 2), nós tivemos um impacto drástico que reduziu entre 80% e 90% as corridas nos primeiros meses, mas no fim do ano a demanda cresceu mais que a oferta de motoristas”, lembra o diretor sênior de operações do espaço de inovação da 99. “Por isso, o DriveLAB nasce focado em trazer mais incentivos aos motoristas, principalmente nos ganhos e na redução de custos deles. Queremos desafiar o status quo. O conceito é o motorista no centro da tomada de decisão da 99”, completa.

O executivo explica que o laboratório de inovação não estará fechado em um silo, mas será combinado com todas as áreas da companhia. Isso inclui criação de novos produtos e relacionamento com áreas governamentais para melhorar a regulação e a visão sustentável da 99.

“O DriverLAB não será um negócio isolado na 99. É a pedra fundamental para o crescimento de médio e longo prazo da empresa. Isso em si conecta 100% do nosso negócio e anda junto com o ecossistema de mobilidade. Outro ponto: nós convidamos todas as áreas (internas) a participarem do nosso laboratório”, explica Hipólito. “Por meio do DriverLAB, começamos a formar uma agenda mais formal de sustentabilidade, com a introdução do kit gás – menos poluente que gasolina. Portanto, o DriverLAB é a principal estratégia da 99 hoje. Escutamos muito os motoristas”.

Outras novidades

Além do laboratório de inovação, a 99 lançou nesta semana o “Ganho Garantido”, uma alternativa aos motoristas associados terem um ganho mínimo de até R$ 5 mil durante os primeiros 28 dias em que dirigirem pela plataforma, permitindo mais ganhos, melhor previsibilidade e mais controle do orçamento. Esta solução é válida para todos os novos motoristas parceiros da 99, em todo o Brasil, que se cadastrarem na plataforma entre os dias 13 de março e 9 de abril.

Vale lembrar que na última sexta-feira, 11, a 99 aumentou os ganhos dos condutores por quilômetro rodado em 5% para mitigar os impactos da mais recente alta de combustíveis. De acordo com dados recentes da firma, a sua base de motoristas é de 700 mil associados ativos por mês e 20 milhões de usuários.