A 99 reformulou seus aplicativos para motoristas e passageiros. As novas versões dos apps, que buscam ser mais intuitivas, rápidas e simples, foram apresentadas para a imprensa nesta terça-feira, 23. Como principal diferencial, as aplicações trazem um algoritmo de inteligência artificial que agiliza a distribuição de corridas, uma solução que reduz em até 20% o tempo que um passageiro espera por um carro.

De acordo com João Costa, head de produto da 99, o projeto demorou cerca de um ano para ser desenvolvido e contou com profissionais da 99 e da DiDi Chuxing, companhia que adquiriu recentemente a start-up nacional por R$ 969 milhões. O executivo explica que sua empresa lançou um piloto em São José dos Campos (SP) há seis meses e, depois, em mais outras 30 localizações, mas que agora o lançamento do novo app é nacional.

“Esse trabalho de cooperação, entre Didi e 99, acontece há um ano e envolveu 250 engenheiros dos dois lados. Boa parte das tecnologias foram feitas em conjunto. A atualização já estava prevista antes da aquisição”, explicou Costa. “Também tínhamos uma tecnologia de inteligência artificial nossa e juntamos com a deles”.

Novidades para o passageiro

O app para clientes fica disponível a partir da próxima sexta-feira, 26. Entre as novidades estão uma quantidade menor de telas para facilitar o acesso do usuário ao pedido de viagens. Entre as funções que o aplicativo passa a ter estão: cotação da corrida em tempo real, minuto a minuto da viagem; envio do trajeto para amigos e parentes; opção de bate-papo com motorista por voz ou texto; carteira inteligente para selecionar o melhor desconto para cada momento; além de uma tela única para central de ajuda, que facilita o contato para pedir itens perdidos.

Novidades para o motorista

Já o app dos motoristas foi o que mais teve mudanças e começou sua migração na última segunda-feira, 15. A primeira delas é o fato de o sistema estar, agora, ligado ao Denatran, facilitando o cadastro do motorista – basta entrar com os dados do veículo e do condutor –, dando mais segurança ao passageiro. Outra vantagem é que o comunicador com o passageiro ganha uma opção de tradução simultânea em inglês, espanhol e português para atender consumidores estrangeiros. A aplicação dos condutores também tem as seguintes novidades: o preço variável para todo o País passa a estar disponível para os motoristas com mapa de calor por região; a possibilidade de definir o destino duas vezes por dia para pegar passageiros sem sair de sua rota, como acontece na Uber; avaliação dos passageiros pelos motoristas; a opção corrida garantida, que cria uma fila virtual de condutores; disponibilização em tempo real das avaliações do motoristas com dicas de como melhorar o desempenho; tela simplificada para ver os rendimentos do Cartão 99.

Atualização

Com a mudança, alguns passageiros terão que baixar um novo aplicativo nas lojas, como explicou Costa: “Basicamente o motorista que tem o app preto da 99 precisa baixar o aplicativo ‘Novo 99 para Motoristas’. Neste processo ele precisa ficar conectado no 99 para Motoristas preto. Nas próximas semanas vamos tirar o 99 para Motoristas, quando chegar a zero tiramos das lojas. Os motoristas que têm o app branco precisam só atualizar o app”, revela.

“A atualização para passageiro é um pouco mais complexa. Fora da Grande São Paulo, do Rio de Janeiro e da Baixada Santista, o usuário precisa baixar o novo app chamado de ‘Novo 99’. Os usuários dessas três regiões, por sua vez, têm atualização automática. A retirada não vai ser tão abrupta, vamos manter os dois apps no ar. Já quem usa o app 99 Pop (ícone laranja) terá atualização com exclamação para avisar que haverá necessidade de baixar o novo aplicativo”, completa.

Futuro

Costa, da 99, foi questionado pelos jornalistas sobre futuras atualizações que pretende fazer nos aplicativos de motoristas e passageiros. Entre as funções que deseja adicionar nos apps está o pagamento com cartão de débito in-app, função que deve chegar aos passageiros ainda em 2018. Neste caso, o Santander está com conversas adiantadas com a empresa. Outra novidade que pode chegar em 2018 é a opção de cliente e condutor abrirem uma segunda corrida dentro do app – atualmente, esta ferramenta funciona apenas para motoristas quando atendem corridas corporativas.