O Truecaller se posiciona como sendo uma agenda telefônica global. O app tem 1,7 bilhão de números telefônicos cadastrados, entre fixos e móveis. A ideia é simples: quando algum desses números te ligar, mesmo que não conste na sua agenda particular, você verá a identificação do chamador. Os dados são obtidos com os próprios usuários ao redor do mundo ou através de acordos com outras empresas. A ferramenta funciona razoavelmente bem e conseguiu identificar algumas das chamadas que recebi durante uma semana de testes no meu celular do trabalho.

Há a opção de bloquear chamadas automaticamente, a partir de uma lista negra elaborada pelo usuário. O bacana é que o Truecaller também identifica chamadas de telemarketing tidos como spammers, se o cliente quiser.

É possível também realizar buscas nessa agenda global a partir de números ou nomes (neste caso, apenas para quem pagar pela versão premium). É um pouco assustador botar um número qualquer e descobrir o nome do titular da linha, o que leva à pergunta sobre riscos para a segurança. De acordo com a empresa, contudo, o próprio usuário pode gerenciar se seus dados são públicos, restritos a amigos de amigos ou ocultos.

O Truecaller, no fim das contas, é a evolução das agendas telefônicas. Vale a pena experimentá-lo, nem que seja para evitar aquelas ligações de vendedores no sábado de manhã.

OBS.: Na versão para iOS, o app não identifica os chamadores, por conta de restrições técnicas da plataforma da Apple. Neste caso, funciona apenas para a busca de contatos na agenda global e bloqueio de chamadas.

Link para download na Google Play
Link para download na App Store