Quatro dos cinco apps mais baixados no Brasil em Android no momento são da Caixa Econômica Federal. A liderança é do Caixa Auxílio Emergencial (Android, iOS), criado para o cadastro de trabalhadores informais que têm direito a receber a ajuda financeira do governo federal: o aplicativo acumula até às 17h desta quarta-feira, 15, 39,4 milhões de downloads em apenas nove dias de existência.

Em segundo lugar na Google Play vem o Caixa Tem (Android), app do banco com interface conversacional voltado para o público de baixa renda. É através dele que os beneficiários do auxílio emergencial que optaram por abrir uma conta de poupança social digital na Caixa poderão manejar o recurso. O app agora soma 1,6 milhão de downloads – em fevereiro contabilizava menos de 100 mil. 

O app principal de mobile banking da Caixa (Android, iOS) também está sendo impulsionado e ocupa agora a quarta posição na Google Play. E em quinto lugar na loja de aplicativos Android aparece o app do Bolsa Família (Android).

O único app que não é da Caixa infiltrado entre os cinco mais baixados do Brasil é o TikTok, de criação de vídeos curtos, hoje na terceira posição do ranking. 

Vale destacar que a quantidade de downloads do Caixa Tem deve continuar crescendo, conforme as pessoas recebam os benefícios do governo federal. A Caixa prevê a abertura nesta semana de 6,6 milhões de contas de poupança social digital. O crescimento da quantidade de downloads do app de Auxílio Emergencial, por sua vez, já está desacelerando e deve se estagnar um pouco acima dos 40 milhões.