Drone com alto-falante enviará mensagens para que as pessoas respeitem o distanciamento e evitem espaços públicos com muita gente. Foto: Divulgação

Um drone equipado com alto-falante vai sobrevoar pontos do Rio de Janeiro para alertar sobre a importância de se evitar aglomerações – mantendo dois metros de distância entre as pessoas – e alertar os cidadãos cariocas sobre a importância de ficar em casa. A medida é mais uma ação para reduzir o contágio do novo coronavírus.

O drone deverá sobrevoar lugares denunciados por meio do Disk Aglomeração, mas também ambientes onde os sinais de celulares da TIM informem que há uma concentração significativa de pessoas. As câmeras da prefeitura, que usam inteligência artificial para identificar grupos de pessoas em deslocamento, também vão orientar o destino do veículo aéreo não tripulado.

No alto-falante, a voz que sai do drone diz em mensagem gravada o seguinte: “Atenção, a prefeitura do Rio pede que todos evitem aglomerações. Elas facilitam o contágio do novo coronavírus. Por favor, respeitem o distanciamento social. Protejam sua saúde e a das outras pessoas”.

De acordo com o presidente da IplanRio, Júlio César Urdangarin, as imagens serão transmitidas em tempo real para o Centro de Operações, na Cidade Nova, assim como para a base operacional do Riocentro, onde funciona o Gabinete de Crise da prefeitura.