O iFood (Android, iOS) confirmou nesta quarta-feira, 12, o seu primeiro teste comercial com entregas via drones em Campinas, cidade a 80 km de São Paulo. As empresas Speedbird Aero e AL Drones ficaram responsáveis pela gestão dos voos, uma vez que ambas receberam recentemente o Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE) da Anac.

No novo modal, o drone não fará entregas diretas ao cliente, mas que complemente o delivery que é feito por entregadores de bicicleta, patinete ou motocicleta. A logística consiste de duas rotas:

  1. Um trecho de 400 metros ligará a praça de alimentação do Shopping Iguatemi Campinas ao iFood Hub, um espaço dentro do centro comercial que roteiriza os pedidos. Todo o percurso demora no máximo dois minutos para o drone, ante 12 minutos que levaria a pé.
  2. Uma segunda rota planejada ligará o iFood Hub do Shopping Iguatemi Campinas a uma espécie de aeródromo de drone (droneport). Esse droneport servirá para abastecer as entregas de um condomínio de casas que fica a 2,5 km de distância do empreendimento comercial. O caminho com o drone dura quatro minutos, em comparação a 10 minutos da entrega em modais terrestre. Um entregador conclui a rota para a casa da pessoa.

Importante dizer, não há custo extra para o consumidor ao receber a entrega com o drone fazendo a maior parte do trajeto.

Procurado pelo Mobile Time, o iFood não revelou quanto foi investido na empreitada.

Trâmite

Antes de conseguir a aprovação da agência reguladora de aviação civil, Speedbird Aero e AL Drones fizeram testes em julho na cidade de São José dos Campos, a 125 km da capital paulista. Todo o processo de certificação durou 11 meses. Vale lembrar, a empresa de delivery realiza provas com entregas por drones desde julho do ano passado. Até então, os testes eram feitos em galpões do marketplace em Osasco, mas com anuência da Anac.

Além do uso do drone, o outro teste de entrega que o iFood realiza, o delivery com o carrinho de robô ADA, foi interrompido devido à pandemia do novo coronavírus. Essa tecnologia estava em uso para entregas em um shopping de Ribeirão Preto, cidade a 330 km de São Paulo.