O Centro Universitário Facens, em Sorocaba/SP, recebe tecnologia 5G para conectar o campus. A iniciativa, Batizada de 5G Smart Campus Facens, é uma parceria com Ericsson e Claro – por meio do seu hub de inovação, o BeOn Claro – e permitirá que empresas, startups, a academia e os alunos possam conhecer, testar, prototipar e escalar seus produtos e serviços para diversos segmentos utilizando uma rede de quinta geração dedicada.

Será usada a frequência 3,5GHz e as aplicações que serão desenvolvidas e testadas no 5G Smart Campus Facens estão em segmentos da Internet das Coisas, como: leitura e monitoramento de sensores, acionamento remoto de dispositivos baseado na informação dos sensores, aplicações multimídia, controle de robôs e máquinas de forma remota.

A Embratel desenvolverá soluções digitais e atuará na integração de tecnologias para disponibilizar ao mercado corporativo ofertas para segmentos como Indústria 4.0, cidades inteligentes, automotivo, entre outros. A proposta é que as empresas junto com a Facen, realizem experimentos com casos de uso da tecnologia 5G em diversas aplicações, em conjunto.