Em uma grande parceria, a Ericsson, Embratel, Claro, John Deere, Qualcomm e Motorola uniram forças e fizeram, nesta sexta-feira, 25, uma demonstração do que o 5G é capaz de fazer no agronegócio. Na inauguração do “Campus Conectado”, um centro universitário com tecnologia de quinta geração em Sorocaba (SP), as empresas mostraram como vai atuar um pulverizador de grande porte.

Sem ajuda humana, a máquina consegue identificar os locais que precisam ser pulverizados com fertilizantes. Estavam presentes na cerimônia o presidente Jair Bolsonaro, e os ministros Fábio Faria, das Comunicações, Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e Tereza Cristina, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Também foram exibidas aplicações do 5G em outros três setores — industrial, acadêmico e automotivo. Na indústria, o uso de sensores de vibração, temperatura e umidade em um torno mecânico permitiu envio de dados em tempo real.

Em seu discurso, o presidente Bolsonaro disse que é um “apaixonado por ciência e tecnologia”. Aproveitou o discurso para afirmar que o agronegócio “teve início no governo de Ernesto Geisel (1974-1979, período do regime militar) e veio para ficar”.

No final, o presidente se irritou e insultou repórteres que o abordaram sobre a compra de vacina da Covaxin: “Parem de fazer perguntas idiotas”, disse. Bolsonaro mandou a jornalista Victória Abel, da Rádio CBN, “voltar para a faculdade, depois para o ensino médio, em seguida, para o jardim de infância, e aí “nascer de novo”.