A BlackBerry apresentou seu terceiro modelo com o novo sistema operacional BlackBerry 10 (BB10). Trata-se do Q5, que se juntará ao Z10 e ao Q10, compondo o portfólio da fabricante canadense com sua nova plataforma. Ao que parece, a família de smartphones Q terá sempre o teclado Qwerty, como acontece no Q10 e no Q5. A diferença é que o novo modelo é voltado para o público jovem, estando disponível nas cores branca, preta e vermelha.

O Q5 é um aparelho 3G (HSPA), com 8 GB de memória interna, câmera traseira de 5 MP e frontal de 2 MP, NFC e entrada para cartão microSD. Sua previsão de lançamento é julho para mercados específicos, especialmente países emergentes na América Latina, Ásia, Oriente Médio, África e Europa.

Análise

Os dois primeiros modelos com BB10 chamaram a atenção pelo preço, quase tão caros quanto os top de linha de outros fabricantes, como Apple e Samsung. O Q5 demonstra que a empresa não se esqueceu que também faz sucesso junto ao público jovem, especialmente por causa do seu sistema de mensagens instantâneas, o BBM. Falta divulgar qual será o preço sugerido, mas para que seja efetivamente competitivo no Brasil precisará ser fabricado localmente, o que a BlackBerry promete há bastante tempo.