A BlackBerry liberou nesta terça-feira, 28, a atualização para o sistema BB 10 na versão 10.2.1, que traz novas funções para os aparelhos Z10, Z30, Q10 e Q5. De acordo com a empresa canadense, a nova versão do software será disponibilizada "gradualmente" aos clientes por meio de suas operadoras.

Entre as novas funções de destaque estão recursos como nova interface para o app de telefone, que agora permite que se atenda ou ignore chamadas arrastando o dedo para esquerda ou direita na tela. Também se torna possível silenciar uma chamada ou enviar mensagem predefinida via BBM, SMS ou e-mail avisando que não pode atender no momento.

Outra melhoria é no BlackBerry Hub, que permite gerenciar todas mensagens e notificações do aparelho. Agora, o Hub permite gesto de pinça para exibir filtro personalizado de conteúdo, como por exemplo apenas mensagens não lidas.

Mais recursos: notificações ativas na tela bloqueada, para responder mensagens de maneira mais rápida; modo de leitura offline; e função de rádio FM (apenas para os modelos Z30, Q10 e Q5).

Para quem utiliza o BlackBerry Enterprise Service 10 na versão 10.2, há recursos adicionais de políticas de segurança e de TI para controles mais granulares, que são necessários em setores regulamentados e empresas que trabalham com informações confidenciais.

Recursos que chegam com atraso

Há muito desejada por usuários, agora há a possibilidade de desbloquear o aparelho de maneira rápida, pelo menos de acordo com a empresa. A BlackBerry implantou um sistema que usa combinação de imagens e números escolhidas pelo usuário e posicionada em um ponto específico da imagem. Na descrição da companhia: "Ao tentar desbloquear o aparelho, a imagem vai aparecer junto com o teclado com números aleatórios. Para desbloquear, arraste o teclado para que o número selecionado por você se sobreponha a um ponto específico da imagem."

Algumas das funções, entretanto, eram recursos básicos em outros telefones, mas que só agora chegam ao BB 10, como a possibilidade de criar SMS e e-mails para grupos; atualização automática do sistema operacional pelo Wi-Fi; menu de configuração personalizável com ajustes rápidos de brilho, app de lanterna e conexão de rede; monitoramento de uso de bateria e de processamento, com informação de impacto de apps instalados; e escolha de sincronização de contatos favoritos com fontes externas como Gmail e Hotmail.