Uma das melhores novidades em mobilidade apresentadas pelo Google em sua conferência anual para desenvolvedores, a Google I/O, realizada nesta quarta-feira, 15, nos EUA, foram três APIs para Android. A primeira, chamada "Fused Location Provider", promete acompanhar a localização do usuário em tempo real gastando menos de 1% da bateria do smartphone por hora.

A segunda é uma API para demarcação de cercas virtuais sobre um mapa, o que permite gerar alertas se o usuário entra ou sai de um perímetro definido. A API permite a criação de mais de 100 cercas diferentes por aplicativo.

A terceira API foi batizada de "Activity Recognition" e tem como objetivo identificar se o usuário está caminhando, correndo, andando de bicicleta ou viajando de carro, de acordo com dados fornecidos pelo acelerômetro do aparelho.

Análise

Das três APIs, a primeira, relativa à bateria, é talvez a mais importante. O intenso consumo de energia dos aplicativos de navegação e localização atuais é uma das maiores reclamações de usuários de smartphones. É possível imaginar o seu uso por diversos apps populares, desde o próprio Google Maps, até Waze, Moovit e serviços de táxi, como Taxibeat e EasyTaxi.

A criação de cercas virtuais não é exatamente uma ideia nova, mas sua integração no Android estava demorando e abre oportunidade para um série de novos aplicativos relacionados a segurança (monitoramento de crianças, por exemplo) e mobile marketing (ofertas direcionadas de acordo com a localização).

A API de reconhecimento de tipo de deslocamento é a mais curiosa das três. Seu uso mais óbvio é por apps de esportes e de monitoramento de atividades físicas.